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Resultados 92 recursos
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Providing one of the first accounts in English of the work of the founding scholars of comparative education in Latin America from the 19th and 20th centuries, this book analyses their influence on the field and highlights the pivotal role played by each scholar in the development of comparative education in the Global South.
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Os conteúdos e temáticas discutidos pelos autores são múltiplos e respondem a demandas vivenciais, retratando as DIVERSIDADES DO SABER PSICOLÓGICO: REFLEXÕES TEÓRICAS E EMPÍRICAS, ao mesmo tempo, apresentam inquietações que se colocam como desafios emergentes para a formação e atuação dos profissionais de psicologia. Destaco que um dos fatores singulares e que merece destaque é efetivamente a diversidade da docência, em demonstrar a importante relação aluno- professor na construção do conhecimento coletivo no curso de psicologia do Centro Universitário UNIESP.
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O Boletim do Portal História da Psicologia 3, ou apenas Boletim do Portal 3, é uma coletânea que reúne verbetes publicados na Enciclopédia Eletrônica de História da Psicologia (WikiHP), traduções e uma resenha. Sumário - Universalismo e Indigenização na História da Psicologia Moderna (Kurt Danziger) - William James (Russel Goodman) - O Caso dos Irmãos Reimer (Júlia Lombardi Carneiro) - Experimento de Aprisionamento de Stanford (Mariana Souza Rodrigues, Izabella Simões da Cruz, Alice Nascimento Moraes Fernandes, Vitoria Amaral de Oliveira, Bruna Lenaz dos Santos, Evelyn de Carvalho) - Teste de Apercepção Temática (TAT) (Débora Pinheiro de Oliveira, Luísa Mello da Silva, Maria Formiga Menezes, Maria Luiza Marchezini Saliba, Mikaelle Vitória Sousa de Almeida, Rayca Rafaelly Pereira Siqueira Lobato) - John E. Douglas (Júlia Lombardi Carneiro) - CAPS Clarice Lispector (Stella Costa Angelo, Amanda Albernaz de Freitas, Maurício Coutinho Pereira, Raphaela Silveira de Oliveira, Lucas Vieira Coutinho, Lorenzo Miguel Donato de Oliveira Santos, Arthur Arruda Leal Ferreira) - Resenha do livro Locuras en Primera Persona, de Rafael Huertas (Arthur Arruda Leal Ferreira, Luana Oliveira Clemente, Amanda Albernaz de Freitas, Adjailton Ferreira de Albuquerque Junior, Elen Cougil da Cunha, Maísa Pachela Garcia, Maria Clara da Silva Quintan, Maurício Coutinho Pereira, Paulo Vitor Fernandes Costa de Lima, Raphaela Silveira de Oliveira, Victória Farias de Brito, Vitória Maria França de Paula)
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É inegável a importância e relevância da obra aqui apresentada. Entendemos como eminente a necessidade de Grupos importantes como os citados na obra (GEPEGE, GEADEC, GEPPEI), todos vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da FFC/UNESP de Marília, local importante e de referência para a teoria piagetiana divulgar seus trabalhos para além das revistas científicas e o banco de teses e dissertações. Entendemos ser importante que esses lócus acadêmicos sejam transpostos colocando as pesquisas desenvolvidas nos mesmos em evidência, de forma clara e acessível aos estudantes, leitores e interessados na obra e teoria de Jean Piaget. Os resultados das pesquisas de Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado nem sempre são acessíveis à maioria dos educadores por ter um formato mais acadêmico e rebuscado, além de ter uma densidade substancial de informações. Quando os pesquisadores conseguem transpor esses trabalhos e seus resultados para um capítulo de livro é inegável que as dimensões que este trabalho atinge em termos de público é muito maior. Além disso, o texto se encontra articulado e bem distribuído com relação às temáticas apresentadas. Na primeira parte estão as pesquisas sobre o desenvolvimento cognitivo, na segunda parte temos as pesquisas acerca do desenvolvimento moral. Esta divisão de temática é muito apropriada e colabora com demandas importantes para se ler e compreender Jean Piaget na atualidade. Ressaltamos ainda a inegável credibilidade dos autores que assinam os capítulos, mesmo aqueles que possuem os orientandos como autor, seus orientadores e pesquisadores coordenadores evidenciam um quadro de autores de peso considerando o escopo da proposta de livro apresentada. ELIANE PAGANINI DA SILVA Professora Adjunto da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Campus Apucarana Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva (PROFEI/Unespar) Selo Editorial: Apoio: Programa PROEX/CAPES: Auxílio Nº 0039/2022 / Processo Nº 23038.001838/2022-11
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Os pesquisadores Ana Teresa Venancio e Allister Dias se cercaram de um grupo seleto e muito rico de especialistas para levar a cabo um de esses trabalhos específicos e concretos. Esta história do Hospital Nacional de Alienados (anteriormente Hospício de Pedro II), assim como trabalhos prévios de alguns dos autores participantes, situa-se em uma linha de investigação com repercussão internacional. Como os próprios coordenadores do livro indicam, a emblemática instituição brasileira já tem sido objeto de numerosos estudos, mas, neste caso, as contribuições tanto metodológicas como de conteúdo fazem deste livro coletivo um produto novo e original.
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A realização do CensoPsi foi um compromisso assumido pela atual gestão do XVIII Plenário, estando prevista na plataforma da chapa e no nosso planejamento estratégico. Ele se insere nos marcos comemorativos dos 60 anos de regulamentação da nossa profissão e, assim, oferece mais do que simples dados, reflexões cruciais para compreender a nossa trajetória histórica, a nossa configuração presente como base para pensarmos o nosso futuro. Uma profissão é algo dinâmico e construído cotidianamente por uma comunidade de interessados – docentes, pesquisadores, alunos, profissionais – e, portanto, algo que se altera com o tempo e com as transições econômicas, sociais e políticas por que passa o nosso país. Ou seja, a nossa profissão mudou muito, se ampliou, se desenvolveu, se interiorizou e ter uma caracterização de como ela se configura no presente, como se relaciona com esse complexo entorno social é fundamental para tanto para o Conselho, que é a autarquia que a orienta, acompanha e fiscaliza, como para a sociedade, que é a principal beneficiária do desenvolvimento da Psicologia.
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O presente livro surgiu com o intuito de agregar os trabalhos desenvolvidos no Programa de Pós-graduação em Psicologia Social do Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGPS/UERJ), com diversas perspectivas teóricas e práticas em pesquisa. Essa diversidade, caracterizada pela inovação, identi ca as nossas formulações acadêmicas cotidianas. Nesse sentido, publicar é uma forma de divulgar e criar diálogo com vários interessados em fazer pesquisa em Psicologia, visando à constante re exão teórica e à emancipação, principalmente da população diversa que participa de nossas pesquisas. Temas relevantes da Psicologia são abordados por colaboradores nacionais e internacionais, discutindo aspectos relacionais, institucionais e metodológicos. Este livro é o produto de uma seleção criteriosa para representar os estudos originais e inéditos de revisão de literatura, os estudos teóricos e os empíricos. Foi preciso um intenso trabalho conjunto, liderado pelas organizadoras com a participação dos pareceristas e dos autores. Como um desa- o de elaboração durante a pandemia, foi possível o encontro mediado pelo virtual, o que marcou a nossa experiência como um momento de criação. Você, leitor, pela leitura dos capítulos poderá perceber as várias formas de produzir conhecimento na Psicologia. Esperamos que este livro seja uma fonte de inspiração!
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O livro “Mulheres no Brasil: como chegamos até aqui”, organizado por Cristiana Facchinetti, é uma coletânea de oito ensaios históricos escritos por pesquisadoras de diferentes áreas, explorando um período de cerca de 100 anos. Nesta obra, as autoras desafiam a narrativa dominante que historicamente deu destaque ao masculino branco e ocidental, negligenciando a voz das mulheres e suas experiências individuais, subjetividades e lutas éticas e políticas. Os ensaios abrangem diversos temas, como a educação formal feminina no século XIX, o papel das mulheres operárias no início do século XX, a influência da moda nas mudanças sociais, a presença feminina na arte e cinema brasileiros, o papel das mulheres na saúde pública e a persistente luta das escritoras negras. Em suma, este livro presta homenagem às mulheres do passado, inicia um diálogo com as mulheres do presente e aponta para um futuro que reforça o papel fundamental das mulheres na construção da identidade brasileira.
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Este livro busca auxiliar a posicionarmo-nos frente ao cenário desafiador ao ensino de História da Psicologia reunindo reflexões de docentes de diferentes universidades e múltiplos percursos de formação. Assim, os capítulos que compõem esta obra caracterizam-se pela riqueza das estratégias de escrita dos autores para relatarem suas experiências e pesquisas, bem como das metodologias e/ou recursos pedagógicos utilizados no ambiente de sala de aula, seja ela física ou virtual. As experiências e as pesquisas que compõem este livro não buscam focar, tomando de empréstimo a expressão utilizada por Miranda e colegas em um dos capítulos, nos “cases de sucesso”. Elas são o compartilhamento de trajetórias de dodiscência, enfatizando as relações de ensino-aprendizagem construídas entre professores e estudantes, de inquietações e reflexões geradas por/sobre essas trajetórias e pelo desejo de celebrar e valorizar a área da História da Psicologia na diversidade, profundidade e proficiência de suas produções.
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Em 2020 foi realizado, virtualmente, o XIV Encontro Clio-Psyché com o tema transversal a história da psicologia e suas críticas. Já é uma tradição para os estudiosos da história e da memória da psicologia, a cada dois anos, o encontro do Clio-Psyché e, também, o livro com o que de melhor aconteceu por lá! Dessa vez não foi diferente e a obra traz desde uma reflexão bastante atual sobre a história da psicologia em tempos de confinamento e distanciamento social, provocados pela pandemia de COVID, até depoimentos e apresentações de livros. Sob a batuta competente da equipe do Laboratório Clio-Psyché, o livro está organizado em seis seções, com quase 30 capítulos, escritos por mais de 50 autores do Brasil e de vários outros países. A diversidade de temas e perspectivas de análise é outro diferencial e contribuem para que o livro possa ser apreciado por leitores iniciantes, como alunos de graduação e pós-graduação, mas também por estudiosos experientes. Todos os interessados na história e na memória da psicologia são convidados para a leitura desse livro que apresenta uma síntese do que está na ordem do dia dos centros mais avançados de pesquisas em história e memória da psicologia pelo mundo. Boa leitura! Sérgio Cirino, UFMG
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Esse livro busca explorar a história do movimento humanista existencial na psicologia, buscando compreender os pontos de convergência e divergências das correntes da psicologia humanista americana e das correntes fenomenológicas-existenciais europeias. Com o intuito de apresentar a história, os fundamentos e as filosofias de base dessas diferentes correntes, esse livro é fundamental para quem quer conhecer de forma introdutória mas bem fundamentada os atravessamentos dessas diferentes correntes da psicologia, da psicoterapia e da psicopatologia. Em um primeiro momento, é apresentado as condições de nascimento da Psicologia Humanista americana, apresentando as principais bases filosóficas e seus desdobramentos. Em seguida, há a descrição das filosofias fenomenológicas e existencialistas e como elas constroem as condições de aparecimento das clínicas fenomenológicas-existenciais, a psicopatologia fenomenológica e o movimento da antipsiquiatria. Por último é feito uma discussão dos atravessamentos entre as clínicas europeias de base fenomenológica-existencial e as psicologias americanas de base humanista apontando suas aproximações e diferenciações
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A Psicologia Humanista de Carl Rogers apresenta um fértil e complexo legado que congrega diversas influências psicológicas, filosóficas e psicoterapéuticas. Em especial, os aportes da Fenomenologia são enfatizados no Brasil, ao passo que é comum associar a abordagem rogeriana como uma perspectiva fenomenológica. Partindo de variados questionamentos sobre isso, este livro aborda o que Rogers citou, referiu e mencionou sobre autores e termos relacionados ao pensamento fenomenológico para situar, contextualizar e ponderar a sua relação com a Fenomenologia. Segundo critérios historiográficos e epistemológicos, foram desenvolvidos cinco estudos que investigam qual é o tipo de Fenomenologia que Rogers deparou no ceme da constituição do seu pensamento nos Estados Unidos da América. Além disso, discute algumas tensões presentes na aproximação de Rogers com a Fenomenologia, no Brasil, a partir de pontos relacionados: ao estatuto da experiência consciente no pragmatismo rogeriano e na filosofia husserliana; ao entendimento da consideração positiva incondicional como uma atitude de suspensão fenomenológica; à compreensão empática com uma via de acesso a subjetividade alheia à luz da Fenomenologia Social de Schütz. Paulo Coelho Castelo Branco é docente do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Psicologia da Universidade Federal do Ceará, onde coordena o Núcleo de Estudos em Psicologia Humanista (NEPH). É bolsista produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Dedica-se a estudos sobre Epistemologia, História e Clínica da Psicologia Humanista em seus desenvolvimentos matriciais nos EUA e locais no Brasil.