A sua pesquisa
Resultados 20 recursos
-
As contribuições presentes neste livro querem evidenciar um modo de produção de conhecimento atento às questões interdisciplinares e indicar alguns percursos de pesquisa que se encontram no limiar das discussões teológicas. A intuição fundamental que guia a proposta de cada um dos autores consiste em mostrar as conexões entre os saberes e o quanto a teologia, para responder às inquietações culturais contemporâneas tem necessidade, por um lado, de aprender a habitar nas fronteiras no sentido de abertura ao diálogo público e, por outro, perceber o quanto os pesquisadores de outras ciências estão atentos à riqueza das fontes da tradição teológica.Nos ensaios iniciais o leitor poderá encontrar a apresentação de algumas figuras significativas da cultura filosófica e teológica do século XX como Étienne Gilson, Pavel Florenskij e Max J. Metzger que, por sua vez, não só elaboraram um pensamento no qual fé e razão se harmonizam, mas tornaram-se testemunhas da esperança nas situações dramáticas da guerra e dos campos de tortura dos regimes totalitários. Há ainda um grupo de textos nos quais se discute a relação entre espiritualidade e saúde, lançando o desafio para a necessidade de se ampliar a reflexão sobre essa questão no âmbito da teologia prática. Por fim, nos três últimos ensaios, pode-se verificar a importância do conhecimento teológico para a produção cultural realizada em território nacional.
-
A relevância adquirida pelo pensamento de Michel Foucault no Brasil contemporâneo é circunstância bem conhecida. A despeito disso, poucos têm se dedicado a investigar suas cinco visitas a nosso país, datadas de 1965, 1973, 1974, 1975 e 1976. Sendo assim, a autora desenvolveu a pesquisa “Michel Foucault no Brasil: presença, efeitos e ressonâncias”, cujos objetivos incluem o estabelecimento de uma “audiografia” da presença do Foucault-corpo no Brasil – análise do modo como ele aqui ocupou os espaços de fala –, bem como de uma “geo-epistemologia” – busca das condições geopolíticas de produção do saber – e de uma “cronobibliografia” das ideias de Foucault entre nós – exame analítico-crítico das temporalidades associadas à primazia conferida a determinados procedimentos, categorias, problemáticas e conceitos pelos intelectuais e militantes brasileiros. Para tanto, foram utilizados documentos escritos e fonográficos relativos às visitas, artigos, coletâneas e livros brasileiros voltados à discussão das perspectivas de Foucault, e narrativas orais tanto dos que com ele conviveram nas passagens por São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife e Belém como daqueles que, atualmente, exibem efeitos e ressonâncias de seu pensamento nos âmbitos acadêmico, profissional e político. Os ensaios que compõem este livro já haviam sido publicados aqui e ali, e foram apenas ligeiramente modificados – evitando repetições excessivas, mas mantendo alguma reiteração, para que possam ser apreciados em qualquer ordem, ou mesmo selecionados conforme os interesses específicos dos leitores.
-
This book introduces the most significant studies and practices developed by scholars and researchers in school psychology in Brazil. The chapters discuss a critical, historical and cultural perspective of how psychology as a science and psychologists as professionals are able to contribute with schooling and education. Its goal is to provide an overview about the main discussions of school psychology in Brazil for an international audience, without losing the necessary depth to present delicate and important topics. Models of psychology based on natural sciences and traditional practices are criticised for concealing a wide array of causes for school failure, related to poverty, educational culture, class oppression and low budget for public education. Marxist perspectives, Foucaultian analysis and psychoanalysis help to provide psychologists with theoretical bases for practices of school psychology in different contexts. Experiences of criticism of public policies, as well as an understanding of the psychologist as part of social movements and policy making are briefly addressed. These features become ""Psychology, Society and Critical Perspectives in Brazil, a unique publication in its gender. From the point of view of teaching and researching in the fields of psychology, education and social sciences, this volume stands out by presenting theoretical and methodological contributions to qualitative approaches. This book will also be useful to international scholars and researchers interested in expanding knowledge of Brazilian society through education.
-
Uma das peculiaridades da formação do psicólogo é a necessidade de lidar com a diversidade de teorias e sistemas em psicologia. Essa pluralidade lança o desafio de reconhecer a irredutibilidade das diferentes formas de compreensão dos fenômenos psicológicos, bem como de buscar clareza sobre o desenvolvimento histórico e os compromissos filosóficos que sustentam essa diversidade. Esse esclarecimento pode ser alcançado por meio da pesquisa teórica, entendida como uma das principais maneiras de produção de conhecimento em história e filosofia da psicologia. Contudo, a pesquisa teórica ainda é vista de forma reticente na psicologia. Um dos motivos dessa desconfiança é a falta de clareza acerca de sua própria definição, bem como de seus procedimentos metodológicos. Além disso, o ensino das habilidades básicas de pesquisa em psicologia geralmente toma como modelo a pesquisa empírica, tratando a pesquisa teórica como uma pseudopesquisa. Assim, o livro pretende trazer ao menos três contribuições para a área de psicologia: dar maior visibilidade às pesquisas teóricas, destacando suas potencialidades e especificidades metodológicas; fornecer material para o ensino de habilidades de pesquisa em psicologia, tanto em nível de graduação quanto de pós-graduação; e auxiliar no reconhecimento da pesquisa teórica como uma forma legítima de produção de conhecimento em psicologia.
-
This book reassesses the seminal work of Wilhelm Wundt by discussing the history and philosophy of psychology. It traces the pioneering theorist’s intellectual development and the evolution of psychology throughout his career. The author draws on little-known sources to situate psychological concepts in Wundt’s philosophical thought and address common myths and misconceptions relating to Wundt’s ideas. The ideas presented in this book show why Wundt’s work remains relevant in this era of ongoing mind/brain debate and interest continues in the links between psychology and philosophy. Featured topics include: *Theoretical and philosophical foundations of Wundt’s early work in scientific psychology. *Wundt’s conception of scientific philosophy in relation to his theory of knowledge. *The epistemological dimensions of Wundt’s final project in scientific psychology. Wundt and the Philosophical Foundations of Psychology is a valuable resource for researchers, professors, and graduate students in cognitive and related psychology and philosophy disciplines.
-
Este livro reúne estudos de pesquisadores da Associação Brasileira de Psicologia da Saúde (ABPSA), da Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde (SPPS) e de renomadas universidades. Docentes do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde da Universidade Metodista de São Paulo organizaram esta obra que se destina a cursos de graduação e pós-graduação das áreas de saúde e de ciências humanas. O objetivo desta segunda edição foi agregar estudos que ilustram a rica diversidade teórica, epistemológica, metodológica de estudos e de intervenções em Psicologia da Saúde, bem como a relevância das mudanças sociais e culturais para a promoção de saúde no cenário, hospitalar, familiar, escolar, do trabalho e nas questões psicopatológicas.
-
Henri Piéron a incarné la psychologie scientifique aussi bien en France qu’à l’étranger pendant plus d’un demi-siècle (1912-1964). Aujourd’hui, force est de constater qu’il est tombé dans une semi-clandestinité. Les travaux relativement restreints qui lui sont consacrés suffisent à s’en convaincre. Dès lors, comment expliquer ce paradoxe ? Cet ouvrage, en revenant sur le parcours de ce « leader incontesté de l’institutionnalisation de la psychologie en France », souhaite faire la lumière sur les différentes facettes de celui qui occupa la chaire de physiologie des sensations au Collège de France durant près de trente ans (1923-1951). Au-delà de cette assise institutionnelle, les études contenues dans cet ouvrage reviennent sur l’extraordinaire activité de ce scientifique de renommé internationale dont les idées firent école dans de nombreux pays. Il est également montré comment l’intervention de Henri Piéron fut décisive dans la création et le développement de l’orientation professionnelle. Son engagement au sein des associations militantes pour une réforme démocratique de l’enseignement à laquelle il croyait résolument est également abordé en vue de mieux cerner l’originalité et l’étendue de son œuvre.