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Organizada por especialistas na produção intelectual de Michel Foucault, esta obra, integrante da coleção Estudos Foucaultianos, traz grande parte das discussões e indagações apresentadas no VI Colóquio Internacional Michel Foucault: Filosofia e Política, realizado em 2009 no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Este livro oferece uma série de artigos que discutem sobre os estudos de Michel Foucault acerca de filosofia e política. Para tanto, os autores produziram aqui análises sobre as relações de saber e de poder que revelam, com muita propriedade, os nexos entre filosofia, presente histórico e participação política presentes na obra do filósofo francês.
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En palabras de Ángel Gabilondo, autor del prólogo, Foucault desconocido convoca a otro tipo de lectura, en la que el azar, la materialidad y la discontinuidad juegan su papel, en la que cada texto es más alusión que remisión o referencia, en la que no cabe acumulación ni progreso en la narración y en la que es más determinante la sintonía con el murmullo incesante de cosas dichas que la clasificación de lo que se viene diciendo. No sabría explicar por qué estos textos han alcanzado una suerte de sintonía cálida con Foucault, que es una comprensión con nuestro necesario trabajo de ascesis y de elaboración de nuestra propia vida. Y esta consideración no es ni individual ni personal. No sé si la palabra es movilización, activismo, implicación intervención, pero sí hay una cierta convocatoria en estos escritos a otra forma más poética y creativa de lo político, hasta alcanzar no sólo a la ciudad, sino a cada uno de nosotros . O mejor, hasta incidir en la necesidad de que seamos ciudad. Tal vez Foucault desconocido nos violente hacia una forma diferente de vivir, de pensar.
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Nel titolo di questo omaggio alla professoressa Ales Bello sono indicati i temi di maggior interesse, che esprimono il messaggio teoretico fondamentale che si ricava dalla lettura delle innumerevoli opere della studiosa, interprete originale e propositiva della fenomenologia husserliana in Italia. I contributi spaziano dalla metafisica, alla filosofia della religione, alla teologia e mistica, dall'antropologia filosofica, all'etica, al diritto, alla psicologia e psicopatologia fenomenologica.
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Este quarto volume da Coleção Encontros Anuais Helena Antipoff propõe uma reflexão acerca de questões presentes na produção acadêmica contemporânea sobre educação de crianças e jovens na tradição antipoffiana e na atualidade.
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Este livro sistematiza estudos sobre questões contextuais e teórico-metodológicas relativas ao tema “identidade social” e as disponibiliza aos interessados. De modo geral, os diversos artigos que compõem este livro tratam a identidade como processo de construção do eu ou do grupo social, mas também como categoria teórica que explica e expressa muito bem o caráter social, histórico, dinâmico e transformador do homem. É mediante a compreensão da identidade como categoria teórica de análise do impacto das transformações da vida objetiva na vida subjetiva que os autores especulam os diferentes processos de constituição da identidade pessoal, profissional, étnica e de gênero do jovem do campo, de grupos marginalizados, da pessoa com deficiência, de alunos do ensino médio noturno, do aluno adolescente, do professor, do supervisor escolar, entre outros. A discussão empreendida acerca dos processos identitários evidencia a contradição, a transformação, a totalidade e o movimento que constituem processos como o da identidade social. Em síntese, o livro reúne estudos de pesquisadores de diferentes áreas e instituições de ensino sobre a identidade pessoal e/ou coletiva, abordando-a como questão social e política, considerando o emprego das narrativas e/ou análise do discurso como procedimentos metodológicos, de modo a compreendê-la como processo, como algo concreto, que vai se formando, conservando-se e transformando-se tendo como base as múltiplas determinações sociais, históricas e culturais que a constituem.
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O livro pretende mostrar que, pelo contrário, a disponibilidade do homem em se deixar provocar pela realidade em seu fascínio, mistério, alteridade, aceitando envolver-se na aventura de seu conhecimento, é a mola de toda verdadeira ciência, ontem como hoje. Esperamos que, sua leitura proponha aos leitores a conveniência e o valor humano desta aventura.