A sua pesquisa
Resultados 37 recursos
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O objetivo deste trabalho é apresentar e discutir a forma como o Sanatório São Julião circulou na mídia impressa campo-grandense, entre 1941 e 1970. Estima-se analisar, por meio do discurso midiático, práticas de assistência ao Sanatório e aos seus internos, por parte da sociedade. As fontes primárias utilizadas foram notícias publicadas em jornais, disponíveis no Arquivo Municipal de Campo Grande (ARCA), a saber: Correio do Estado, O Matogrossense e o Jornal do Comércio. As análises do material sugerem que a sociedade campo-grandense, movida por certa visão social da lepra, manifestada pela mídia impressa, “amparou” os internados no Sanatório São Julião com doações de diversos gêneros, desde alimentos a expressivos valores, efetuados por “generosos” campo-grandenses. Assim, as imagens evocadas pelo discurso midiático, referentes ao Sanatório São Julião, concebem a ideia de um cuidado em saúde ligado a práticas assistencialistas.
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Objetivamos compreender o processo formativo de psicólogos docentes de uma instituição pública de ensino superior situada na cidade de Vitória da Conquista, interior do estado da Bahia. A pesquisa foi orientada qualitativamente pelo método fenomenológico empírico de Amedeo Giorgi e foi conduzida por meio de entrevistas semiestruturadas com quatro docentes. As experiências dos professores apontam para várias dificuldades relacionadas a: adequação da matriz curricular; distanciamento administrativo da sede localizada em Salvador; uma sobrecarga de trabalho, decorrente do número reduzido de docentes. Contudo, as experiências docentes demonstram significados positivos, especialmente do ponto de vista formativo e pessoal para lidar com o desenvolvimento local e institucional, dos aspectos relacionais proximais entre discentes e docentes e do retorno à terra natal. Concluímos, ainda, com o apontamento de pesquisas comparativas entre o processo formativo docente na capital e no interior, além de uma análise do Projeto Político Pedagógico e da matriz curricular do curso pesquisado para entender como ele se configura em suas especificidades na capital e no interior.
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Este estudo visa a investigar os processos de reconhecimento da identidade gay em uma capital brasileira a partir de entrevistas narrativas com quatro participantes entre 21 e 42 anos. As entrevistas foram analisadas de acordo com a teoria de interpretação e narratividade de Ricoeur. Em comum com outros estudos, as histórias desses participantes colocam processos de identificação de uma orientação sexual "diferente" na infância, sua elaboração como identidade sexual e pessoal na adolescência e, ao final, a "saída do armário" como autorrevelação para outras pessoas. Além das semelhanças, esta pesquisa mostra as singularidades do "sair do armário": cada trajetória implica processos de reconhecimento subjetivo e intersubjetivo em diferentes matizes, que interagem com fatores contextuais para produzir bem-estar ou sofrimento psíquico.
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Historical studies of neuroscience in Brazil have focused on many aspects, including the relationship between brain and behavior. We present some notes on the concept of behavior, based on documents related to two Brazilian scientists identified as behavioral neuroscientists: Miguel Rolando Covian (1913-1992) and César Timo-Iaria (1925-2005). These neuroscientists used the concept of behavior in their debates about the connections between the nervous system and the environment. This use was influenced by physiological - especially neurophysiological - and experimental psychological studies. Describing and analyzing such documents and their authors, helps us to understand aspects of the history of neurosciences in Brazil during a period in which neuroscience was spreading rapidly in different countries.
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Este artigo objetivou descrever e analisar conhecimentos e práticas que influenciavam o modelo de compreensão de saúde mental e de doença mental, no período de 1949-1968, com a finalidade de esclarecer a definição da expressão "problemas de ajustamento", como foco da atividade do psicólogo, no Brasil. Para tanto, utilizando-se a história quantitativa e a história digital, foram analisados artigos publicados, no referido período, nos Arquivos Brasileiros de Psicotécnica. Os resultados sugerem controvérsias sobre os modelos de compreensão de saúde mental e doença mental. Foram identificados embates entre dois modelos psiquiátricos: a "nova psiquiatria", que estaria em construção, e uma "psiquiatria tradicional". Tais modelos de compreensão produziam diferentes práticas terapêuticas. Finalmente, "problemas de ajustamento" poderiam ter relação com as práticas terapêuticas, como a reabilitação, uma vez que remeteriam a uma visão de mundo em que indivíduo e coletividade seriam inseparáveis.
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Estudos sobre a história da profissão e da formação do psicólogo sugerem embates entre médicos e aqueles que praticavam psicologia, quando da regulamentação da profissão, no Brasil. Um dos embates estava relacionado à atuação do psicólogo como profissional independente, na área clínica, já que os médicos entendiam que esse campo de atuação pertencia à medicina. Neste cenário, este artigo objetiva descrever e analisar conhecimentos e práticas psicológicas produzidas pela comunidade médica, em período anterior às primeiras discussões sistemáticas sobre a regulamentação da psicologia. Assim, analisaram-se artigos publicados nos Arquivos de Neuro-Psiquiatria, de 1943 a 1949. Os resultados sugerem que, na circulação de práticas e conhecimentos psicológicos, na comunidade médica, houve prevalência de discursos e métodos psicanalíticos. Isto pode indicar que os embates em torno da profissionalização da psicologia ocorreram entre médicos psicanalistas e aqueles que produziam outras intervenções clinicas, em Psicologia.
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Recorrentemente, o psicólogo-historiador se vê diante da questão, endereçada por seus pares ou alunos: por que estudar História da Psicologia? Tal questão é tão recorrente que livros-texto de História da Psicologia reservam um espaço para apresentar respostas, justificativas, a tal provocação. Diante disso, este artigo endereça uma resposta a tal questão, a partir da hipótese de que a História da Psicologia é uma ferramenta para compreensão de rupturas e permanências de fenômenos históricos vinculados aos campos Psi e, esta compreensão, nos auxilia em uma visão mais crítica do presente. Para atingir tal objetivo, são apresentados dois exemplos de questões históricas, mais ainda contemporâneas, na Psicologia brasileira: (a) a definição de campos de atuação e técnicas de atuação do psicólogo e (b) discursos e práticas normatizantes com pessoas homossexuais. Assim, a partir de tais exemplos que nos permitem ver a história na Psicologia e, também, a Psicologia na história, conclui-se que a História da Psicologia pode, sim, contribuir com uma análise mais crítica do momento presente. Para tanto, faz-se necessário a pesquisa em História da Psicologia e o ensino de sua história, para uma formação crítica do psicólogo brasileiro.
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O artigo apresenta a recepção e circulação da instrução programada na Universidade Federal de Minas Gerais, como exemplo da apropriação da análise do comportamento no Brasil, e ilustra parte de tal apropriação nos anos 1960-1970, no contexto de reforma da educação superior e da influência sociointelectual estadunidense. Os resultados indicam que o recurso da instrução programada, para tornar-se autóctone, preconizou o protagonismo do aluno e sua autonomia do professor. As fontes indicam embates decorrentes de concepções preestabelecidas sobre o processo de ensino-aprendizagem e a influência estadunidense como elementos centrais para compreender a recepção e a circulação da instrução programada no Brasil.
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Os laboratórios científicos contribuíram para os processos de institucionalização e disciplinarização da psicologia, nos séculos XIX e XX. Tais contribuições foram registradas em diversos textos memorialísticos, que foram tomados com características historiográficas, além de outros, celebratórios. A partir da década de 1960, houve críticas à história dos laboratórios de psicologia, as quais produziram um hiato na produção historiográfica sobre eles. Diante disto, nosso objetivo é apresentar os laboratórios científicos como objeto presente na história da psicologia e, consequentemente, como um objeto de pesquisa historiográfica. Para tanto, expomos uma panorâmica da historiografia sobre os laboratórios de psicologia, notas sobre tal historiografia no Brasil e possibilidades contemporâneas de estudos sobre os laboratórios. Assim, mostramos os laboratórios científicos como objetos que permitem dizer sobre diferentes aspectos da história da psicologia.
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La difusión y adopción regional de objetos psicológicos ha sido un tema de interés en la historia de la psicología. Uno de los elementos discutidos ha sido el laboratorio de psicología y su influencia en el moldeamiento de la psicología en el mundo. En esta dirección, nuestro trabajo apunta a describir el laboratorio de psicología expe- rimental del Colegio de Profesores de Belo Horizonte y analizar su rol en la historia de la psicología en Brasil. Particularmente, se describe su instalación a finales de la década de 1920, sus aparatos y el uso que se les daba para la evaluación mental en este contexto. Nuestros resultados resaltan dos aspectos de este laboratorio: (1) fue un lugar para la enseñanza de psicología científica a futuros profesores de edu- cación básica, así como (2) fue origen de diferentes estudios sobre antropometría y aspectos mentales de la niñez, en el contexto urbano y de cambio industrial de Brasil durante las primeras décadas del siglo 20. Como era previsto, el laboratorio fue un agente de cambio social que promovió la modernización en la educación y sociedad brasileña. El laboratorio también contribuyó a la circulación del conocimiento psicológico en Brasil y, al mismo tiempo, fue un importante capítulo en la historia local y una parte de la historia global de la psicología.
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