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O presente artigo tem por finalidade traçar um panorama histórico da psicologia no Brasil, enfocando mais especificamente o processo de formação dos profissionais que atuaram nesse campo. Aborda o período colonial e o século XIX, quando as intervenções nesse campo estavam a cargo de religiosos, educadores e médicos; os primeiros indícios de preocupação com a formação profissional, entre a última década do século XIX e as primeiras décadas do século XX, quando a Psicologia passa a ser reconhecida como área autônoma de saber; o período subsequente a 1930, no qual ocorre uma sistematização da formação deste profissional por meio do ensino superior e dos institutos de pesquisa e aplicação, a qual concorreu para a regulamentação da profissão e para a criação dos cursos de psicologia no Brasil.
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As diretrizes éticas ensinam que os direitos humanos dos indivíduos e comunidades devem ser respeitados. O respeito será apenas formal se não for precedido pela compreensão dos valores do outro, pelo reconhecimento de que o outro é diferente e pelo esforço de superar esta diferença. Este processo traz consigo uma mútua interpenetração dos valores culturais e, ao final, pesquisador e sujeito de pesquisa estarão mutuamente sensibilizados e modificados. Teorias do âmbito da psicologia social, como a do interacionismo simbólico, e da linguística, como a de Bakhtin, nos permitem estabelecer esta ponte.
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