A interface de pesquisa é composta por três secções: Pesquisar, Explorar, e Resultados. Estas são descritas em pormenor a seguir.
Pode começar a procurar na secção Pesquisar ou na secção Explorar.
Pesquisar
Esta secção mostra os seus critérios de pesquisa atuais e permite-lhe submeter palavras-chave para pesquisa na bibliografia.
Cada novo envio adiciona as palavras-chave introduzidas à lista de critérios de pesquisa.
Para iniciar uma nova pesquisa em vez de adicionar palavras-chave à pesquisa atual, use o botão Limpar pesquisa e depois introduza as suas novas palavras-chave.
Para substituir uma palavra-chave já submetida, primeiro remova-a, desmarcando a caixa de verificação dela, e depois submeta uma nova palavra-chave.
Você pode controlar a extensão de sua pesquisa selecionando onde pesquisar. As opções são:
Em toda parte: Pesquise as palavras-chave em todos os campos bibliográficos e no conteúdo textual dos documentos disponíveis.
Em autores ou colaboradores: Pesquise as palavras-chave nos nomes de autores ou colaboradores.
Nos títulos: Pesquise as palavras-chave nos títulos.
Nos anos de publicação: Pesquise por um ano de publicação específico (é possível utilizar o operador OU com as suas palavras-chave para localizar registos em diferentes anos de publicação, por exemplo: 2020 OU 2021).
Em todos os campos: Pesquise as palavras-chave em todos os campos bibliográficos.
Nos documentos: Pesquise as palavras-chave no conteúdo textual dos documentos disponíveis.
No Resumo: Busca pelo texto no Resumo
Autor: Busca pelo Autor
Tradutor: Busca pelo Tradutor
Organizador: Busca pelo Organizador
Contribuidor: Busca pelo Contribuidor
Pode utilizar operadores booleanos com as suas palavras-chave. Por exemplo:
E: Encontra entradas que contêm todos os termos especificados. Esta é a relação padrão entre termos quando nenhum operador é especificado, por exemplo: a b é o mesmo que a E b.
OU: Encontra entradas que contenham qualquer um dos termos especificados, por exemplo: code>a OU b.
NÃO: Exclui entradas que contenham os termos especificados, por exemplo: NÃO a.
Os operadores booleanos devem ser inscritos em MAIÚSCULAS.
Pode utilizar agrupamentos lógicos (com parênteses) para eliminar ambiguidades ao utilizar múltiplos operadores booleanos, por exemplo: (a OU b) E c.
Pode necessitar de sequências exatas de palavras (com aspas duplas), por exemplo, "a b c". A diferença por defeito entre as posições das palavras é 1, o que significa que uma entrada irá corresponder se contiver as palavras uma ao lado da outra, mas uma distância máxima diferente pode ser especificada (com o carácter de til), por exemplo: code>"pesquisa web"~2 permite até 1 palavra entre pesquisa e web, o que significa que pode corresponder tanto pesquisa site web como pesquisa web.
Pode especificar que algumas palavras são mais importantes do que outras (com o acento circunflexo), por exemplo: faceted^2 search browsing^0.5 especifica que faceted é duas vezes mais importante que search ao calcular a pontuação de relevância dos resultados, enquanto browsing tem metade da importância. Tal reforço de termo pode ser aplicado a um agrupamento lógico, por exemplo: (a b)^3 c.
A pesquisa por palavra-chave não diferencia maiúsculas de minúsculas, e os acentos e a pontuação são ignorados.
A derivação é realizada em termos da maioria dos campos de texto, por exemplo: título, resumo, notas. As palavras são assim reduzidas à sua forma raiz, poupando-lhe de ter de especificar todas as variantes de uma palavra ao pesquisar, por exemplo, termos como search, searches e searching todos produzem os mesmos resultados. A derivação não é aplicada ao texto nos campos do nome, por exemplo, autores/contribuidores, editor, publicação.
Explorar
Esta secção permite explorar categorias associadas às referências.
As categorias podem ser usadas para filtrar sua pesquisa. Verifique uma categoria para adicioná-la aos seus critérios de pesquisa e restringir sua pesquisa. Os resultados da pesquisa mostrarão apenas as entradas associadas a essa categoria.
Desmarque uma categoria para a remover dos seus critérios de pesquisa e alargar os seus resultados de pesquisa.
Os números apresentados ao lado das categorias indicam quantas entradas estão associadas a cada categoria no atual conjunto de resultados. Esses números variarão com base nos seus critérios de pesquisa para descrever sempre o que está no atual conjunto de resultados. Da mesma forma, categorias e facetas inteiras desaparecerão quando o conjunto de resultados não tiver nenhuma entrada associada a elas.
Um ícone de seta () que aparece ao lado de uma categoria indica que as subcategorias estão disponíveis. Você pode pressioná-lo para expandir uma lista de categorias mais específicas. Você pode pressioná-lo novamente mais tarde para recolher a lista. Expandir ou recolher subcategorias não alterará sua pesquisa atual; isso permite que você explore rapidamente uma hierarquia de categorias, se desejar.
Resultados
Esta secção mostra os resultados da pesquisa. Quando não foi dado qualquer critério de pesquisa, mostra o conteúdo completo da bibliografia (até 20 entradas por página).
Cada entrada da lista de resultados é uma ligação para o seu registo bibliográfico completo. A partir da vista do registo bibliográfico, pode continuar a explorar os resultados da pesquisa indo a registos anteriores ou seguintes nos seus resultados de pesquisa, ou pode voltar à lista de resultados.
Links adicionais, como Ler documento ou Ver em [nome do site], podem aparecer abaixo em um resultado. Eles fornecem um acesso rápido ao recurso. Esses links também estarão disponíveis na entrada bibliográfica completa.
O botão Resumos permite alternar a exibição de resumos na lista de resultados da pesquisa. A habilitação de resumos, no entanto, não afetará os resultados para os quais nenhum resumo esteja disponível.
São fornecidas várias opções para lhe permitir ordenar os resultados da pesquisa. Uma delas é a opção Relevância, que classifica os resultados do mais relevante para o menos. A pontuação utilizada para a classificação tem em conta as frequências das palavras, bem como os campos onde elas aparecem. Por exemplo, se um termo de pesquisa ocorre frequentemente numa entrada ou é um dos muito poucos termos utilizados nessa entrada, essa entrada será provavelmente mais relevante do que outra em que o termo de pesquisa ocorre com menos frequência ou em que muitas outras palavras também ocorrem. Da mesma forma, um termo de pesquisa terá mais efeito nas classificações se for raro em toda a bibliografia do que se for muito comum. Além disso, se um termo de pesquisa aparecer, por exemplo, no título de uma entrada, terá mais efeito na classificação dessa entrada do que se aparecer num campo menos importante, como o resumo.
A classificação Relevância só está disponível após o envio das palavras-chave usando a secção Pesquisar.
As categorias selecionadas na secção Explorar não têm efeito na pontuação de relevância. O seu único efeito é filtrar a lista de resultados.
Tradicionalmente, o senso comum considera que creches e pré-escolas têm, como função principal, abrigar crianças enquanto seus pais trabalham. No entanto, a maneira com que as crianças são tratadas em tais instituições tem recebido maior atenção recentemente, uma vez que há reconhecimento cada vez maior de que creches e pré-escolas influenciam de maneira crítica o desenvolvimento das crianças pequenas. Nesse sentido, creches e pré-escolas, isto é a Educação Infantil, constitui parte integrante do Ensino Básico de acordo com a legislação brasileira, que obriga o poder público a oferecer vagas a todas as famílias interessadas. No contexto da valorização crescente da Educação Infantil, é importante que se conheça sua história, de modo a compreendermos melhor por quê a Educação Infantil ainda recebe menor preocupação do que as demais etapas de ensino por parte do poder público e da sociedade. A presente pesquisa foi dedicada a essa história, com foco na cidade de Ribeirão Preto - SP. Para tanto, utilizamos a abordagem metodológica da história oral, reconhecida como história viva no tempo presente, e centralizada em entrevistas com áudio gravado e transcrito na íntegra. Os alvos das entrevistas foram professores e funcionários veteranos e/ou aposentados de creches e Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs), antigamente denominadas Parques Infantis (PIs). O período das décadas de 1950-60 foi nosso principal escopo, o que determinou a escolha das sete instituições mais antigas da cidade. Ao abarcarmos tal período, procuramos obter informações a respeito da transformação de PIs em EMEIs, que implicou em importantes mudanças na rotina escolar e na estrutura física das escolas. Dada certa dificuldade de encontrar entrevistados dispostos a contribuir para a pesquisa, a investigação foi complementada pela entrevista a pessoas de outras instituições, como associações de professores aposentados. Além disso, sempre que possível foram copiados documentos e fotografias coletadas nas próprias escolas. De modo geral, houve dificuldade para encontrar documentos nos arquivos das instituições, especialmente os correspondentes às décadas de 1950-60. Além disso, constatou-se que as escolas não têm estrutura adequada, tampouco sistematizada, para arquivamento de documentos. Aliás, fomos informados de que arquivos antigos são recolhidos pela Secretaria Municipal de Educação a cada cinco anos para incineração. É alarmante a falta de cuidado na preservação de documentos históricos, que pode prejudicar esforços pela reconstrução de nosso passado similares ao presente trabalho. Nesse contexto, os resultados de nossas entrevistas destacam o quanto a história oral pode contribuir na reconstrução da história mal documentada, uma vez que tal metodologia dá voz a pessoas que geralmente não são ouvidas na construção da história oficial. O conteúdo das entrevistas permitiu uma comparação da época em que as EMEIs ainda eram PIs com o momento atual. Foram discutidos temas como alimentação, rotinas escolares ao longo do tempo, as consequências da mudança de atendimento de tempo integral para meio período, as adaptações de espaços físicos, dentre outros. Os relatos dos funcionários e professoras participantes permitiram a elaboração de um retrato da educação oferecida nas EMEIs de Ribeirão Preto, que apresentamos no presente estudo.