A interface de pesquisa é composta por três secções: Pesquisar, Explorar, e Resultados. Estas são descritas em pormenor a seguir.
Pode começar a procurar na secção Pesquisar ou na secção Explorar.
Pesquisar
Esta secção mostra os seus critérios de pesquisa atuais e permite-lhe submeter palavras-chave para pesquisa na bibliografia.
Cada novo envio adiciona as palavras-chave introduzidas à lista de critérios de pesquisa.
Para iniciar uma nova pesquisa em vez de adicionar palavras-chave à pesquisa atual, use o botão Limpar pesquisa e depois introduza as suas novas palavras-chave.
Para substituir uma palavra-chave já submetida, primeiro remova-a, desmarcando a caixa de verificação dela, e depois submeta uma nova palavra-chave.
Você pode controlar a extensão de sua pesquisa selecionando onde pesquisar. As opções são:
Em toda parte: Pesquise as palavras-chave em todos os campos bibliográficos e no conteúdo textual dos documentos disponíveis.
Em autores ou colaboradores: Pesquise as palavras-chave nos nomes de autores ou colaboradores.
Nos títulos: Pesquise as palavras-chave nos títulos.
Nos anos de publicação: Pesquise por um ano de publicação específico (é possível utilizar o operador OU com as suas palavras-chave para localizar registos em diferentes anos de publicação, por exemplo: 2020 OU 2021).
Em todos os campos: Pesquise as palavras-chave em todos os campos bibliográficos.
Nos documentos: Pesquise as palavras-chave no conteúdo textual dos documentos disponíveis.
No Resumo: Busca pelo texto no Resumo
Autor: Busca pelo Autor
Tradutor: Busca pelo Tradutor
Organizador: Busca pelo Organizador
Contribuidor: Busca pelo Contribuidor
Pode utilizar operadores booleanos com as suas palavras-chave. Por exemplo:
E: Encontra entradas que contêm todos os termos especificados. Esta é a relação padrão entre termos quando nenhum operador é especificado, por exemplo: a b é o mesmo que a E b.
OU: Encontra entradas que contenham qualquer um dos termos especificados, por exemplo: code>a OU b.
NÃO: Exclui entradas que contenham os termos especificados, por exemplo: NÃO a.
Os operadores booleanos devem ser inscritos em MAIÚSCULAS.
Pode utilizar agrupamentos lógicos (com parênteses) para eliminar ambiguidades ao utilizar múltiplos operadores booleanos, por exemplo: (a OU b) E c.
Pode necessitar de sequências exatas de palavras (com aspas duplas), por exemplo, "a b c". A diferença por defeito entre as posições das palavras é 1, o que significa que uma entrada irá corresponder se contiver as palavras uma ao lado da outra, mas uma distância máxima diferente pode ser especificada (com o carácter de til), por exemplo: code>"pesquisa web"~2 permite até 1 palavra entre pesquisa e web, o que significa que pode corresponder tanto pesquisa site web como pesquisa web.
Pode especificar que algumas palavras são mais importantes do que outras (com o acento circunflexo), por exemplo: faceted^2 search browsing^0.5 especifica que faceted é duas vezes mais importante que search ao calcular a pontuação de relevância dos resultados, enquanto browsing tem metade da importância. Tal reforço de termo pode ser aplicado a um agrupamento lógico, por exemplo: (a b)^3 c.
A pesquisa por palavra-chave não diferencia maiúsculas de minúsculas, e os acentos e a pontuação são ignorados.
A derivação é realizada em termos da maioria dos campos de texto, por exemplo: título, resumo, notas. As palavras são assim reduzidas à sua forma raiz, poupando-lhe de ter de especificar todas as variantes de uma palavra ao pesquisar, por exemplo, termos como search, searches e searching todos produzem os mesmos resultados. A derivação não é aplicada ao texto nos campos do nome, por exemplo, autores/contribuidores, editor, publicação.
Explorar
Esta secção permite explorar categorias associadas às referências.
As categorias podem ser usadas para filtrar sua pesquisa. Verifique uma categoria para adicioná-la aos seus critérios de pesquisa e restringir sua pesquisa. Os resultados da pesquisa mostrarão apenas as entradas associadas a essa categoria.
Desmarque uma categoria para a remover dos seus critérios de pesquisa e alargar os seus resultados de pesquisa.
Os números apresentados ao lado das categorias indicam quantas entradas estão associadas a cada categoria no atual conjunto de resultados. Esses números variarão com base nos seus critérios de pesquisa para descrever sempre o que está no atual conjunto de resultados. Da mesma forma, categorias e facetas inteiras desaparecerão quando o conjunto de resultados não tiver nenhuma entrada associada a elas.
Um ícone de seta () que aparece ao lado de uma categoria indica que as subcategorias estão disponíveis. Você pode pressioná-lo para expandir uma lista de categorias mais específicas. Você pode pressioná-lo novamente mais tarde para recolher a lista. Expandir ou recolher subcategorias não alterará sua pesquisa atual; isso permite que você explore rapidamente uma hierarquia de categorias, se desejar.
Resultados
Esta secção mostra os resultados da pesquisa. Quando não foi dado qualquer critério de pesquisa, mostra o conteúdo completo da bibliografia (até 20 entradas por página).
Cada entrada da lista de resultados é uma ligação para o seu registo bibliográfico completo. A partir da vista do registo bibliográfico, pode continuar a explorar os resultados da pesquisa indo a registos anteriores ou seguintes nos seus resultados de pesquisa, ou pode voltar à lista de resultados.
Links adicionais, como Ler documento ou Ver em [nome do site], podem aparecer abaixo em um resultado. Eles fornecem um acesso rápido ao recurso. Esses links também estarão disponíveis na entrada bibliográfica completa.
O botão Resumos permite alternar a exibição de resumos na lista de resultados da pesquisa. A habilitação de resumos, no entanto, não afetará os resultados para os quais nenhum resumo esteja disponível.
São fornecidas várias opções para lhe permitir ordenar os resultados da pesquisa. Uma delas é a opção Relevância, que classifica os resultados do mais relevante para o menos. A pontuação utilizada para a classificação tem em conta as frequências das palavras, bem como os campos onde elas aparecem. Por exemplo, se um termo de pesquisa ocorre frequentemente numa entrada ou é um dos muito poucos termos utilizados nessa entrada, essa entrada será provavelmente mais relevante do que outra em que o termo de pesquisa ocorre com menos frequência ou em que muitas outras palavras também ocorrem. Da mesma forma, um termo de pesquisa terá mais efeito nas classificações se for raro em toda a bibliografia do que se for muito comum. Além disso, se um termo de pesquisa aparecer, por exemplo, no título de uma entrada, terá mais efeito na classificação dessa entrada do que se aparecer num campo menos importante, como o resumo.
A classificação Relevância só está disponível após o envio das palavras-chave usando a secção Pesquisar.
As categorias selecionadas na secção Explorar não têm efeito na pontuação de relevância. O seu único efeito é filtrar a lista de resultados.
Este estudo analisa as representações sociais dos corpos infantis na revista Pais & Filhos no período de 1968 a 1977, quando a publicação se considerava portadora de saberes modernos referentes aos cuidados e à educação das crianças. Ele parte da observação de que a infância, a partir da modernidade, tem sido revelada por uma série de especialistas, com base na legitimidade que os saberes científicos lhe conferem, e que esses saberes são vulgarizados através de diversos meios, como as revistas especializadas. Nesse sentido, investigo querepresentações sociais dos corpos infantis a revista Pais & Filhos veicula e, ao fazê-lo, que ideal de infância ela ajuda a construir e/ou legitimar. Busco compreender essas representações no sentido de identificar as aparências ou marcas que se constituem como referências consideradas desejáveis e indesejáveis nas crianças, bem como analisar as áreas do conhecimento que estão autorizadas a legislar sobre a infância e os saberes, sujeitos, práticas einstituições que participam dos processos de educação dos corpos infantis veiculados pela revista. Pais & Filhos é uma revista mensal voltada para família, principalmente para as mães, que trata de diversos assuntos relacionados primordialmente à criação dos filhos, desde oútero materno até a adolescência. A publicação é a mais antiga sobre o assunto circulante na atualidade, sendo publicada desde 1968, quase ininterruptamente. Foi realizada uma análise geral dos exemplares ao longo do período de 1968 a 1998, no intuito de compreender aspectosda materialidade da revista e de sua estrutura, tais como seções, assuntos recorrentes, dentre outros que se mostraram relevantes, bem como estabelecer um recorte temporal mais específico para a análise das representações dos corpos infantis. A partir dos dados levantados, foi identificado um grande apelo a práticas modernas de educação das crianças na primeira década da publicação 1968 a 1977. Assim, interessou-me centrar a observação mais aprofundada nesse período, no intuito de compreender as representações ancoradas nessediscurso moderno. Elenquei 10 revistas sendo uma por ano para um exame mais minucioso. A partir da técnica de análise do conteúdo foram levantadas categorias surgidas no trato com a fonte e, em seguida, foi realizada uma análise qualitativa dos dados obtidos, utilizando a teoria das representações sociais como principal referencial para a interpretação. Os resultados apontam para representações que significam o corpo infantil como natural, reduzido ao caráter biológico, lugar dos sentidos e instintos e, portanto, ocupante de uma posição hierarquicamente inferior à mente. O corpo é ancorado na imagem da máquina, especificamente da máquina fabril. Em relação à questão estética, foi identificada uma aparência idealizada nas páginas da Pais & Filhos, que perpassa a questão das características físicas, como cor da pele, a cor dos olhos e composição corporal, e da apresentação do corpo, como a limpeza e as vestimentas. Trato também das representações sociais dos corpos infantis construídas a partir da oposição das categorias sadio versus doente e normal versus anormal.As representações analisadas revelam marcas da racionalidade moderna no projeto de educação dos corpos infantis da revista.