A interface de pesquisa é composta por três secções: Pesquisar, Explorar, e Resultados. Estas são descritas em pormenor a seguir.
Pode começar a procurar na secção Pesquisar ou na secção Explorar.
Pesquisar
Esta secção mostra os seus critérios de pesquisa atuais e permite-lhe submeter palavras-chave para pesquisa na bibliografia.
Cada novo envio adiciona as palavras-chave introduzidas à lista de critérios de pesquisa.
Para iniciar uma nova pesquisa em vez de adicionar palavras-chave à pesquisa atual, use o botão Limpar pesquisa e depois introduza as suas novas palavras-chave.
Para substituir uma palavra-chave já submetida, primeiro remova-a, desmarcando a caixa de verificação dela, e depois submeta uma nova palavra-chave.
Você pode controlar a extensão de sua pesquisa selecionando onde pesquisar. As opções são:
Em toda parte: Pesquise as palavras-chave em todos os campos bibliográficos e no conteúdo textual dos documentos disponíveis.
Em autores ou colaboradores: Pesquise as palavras-chave nos nomes de autores ou colaboradores.
Nos títulos: Pesquise as palavras-chave nos títulos.
Nos anos de publicação: Pesquise por um ano de publicação específico (é possível utilizar o operador OU com as suas palavras-chave para localizar registos em diferentes anos de publicação, por exemplo: 2020 OU 2021).
Em todos os campos: Pesquise as palavras-chave em todos os campos bibliográficos.
Nos documentos: Pesquise as palavras-chave no conteúdo textual dos documentos disponíveis.
No Resumo: Busca pelo texto no Resumo
Autor: Busca pelo Autor
Tradutor: Busca pelo Tradutor
Organizador: Busca pelo Organizador
Contribuidor: Busca pelo Contribuidor
Pode utilizar operadores booleanos com as suas palavras-chave. Por exemplo:
E: Encontra entradas que contêm todos os termos especificados. Esta é a relação padrão entre termos quando nenhum operador é especificado, por exemplo: a b é o mesmo que a E b.
OU: Encontra entradas que contenham qualquer um dos termos especificados, por exemplo: code>a OU b.
NÃO: Exclui entradas que contenham os termos especificados, por exemplo: NÃO a.
Os operadores booleanos devem ser inscritos em MAIÚSCULAS.
Pode utilizar agrupamentos lógicos (com parênteses) para eliminar ambiguidades ao utilizar múltiplos operadores booleanos, por exemplo: (a OU b) E c.
Pode necessitar de sequências exatas de palavras (com aspas duplas), por exemplo, "a b c". A diferença por defeito entre as posições das palavras é 1, o que significa que uma entrada irá corresponder se contiver as palavras uma ao lado da outra, mas uma distância máxima diferente pode ser especificada (com o carácter de til), por exemplo: code>"pesquisa web"~2 permite até 1 palavra entre pesquisa e web, o que significa que pode corresponder tanto pesquisa site web como pesquisa web.
Pode especificar que algumas palavras são mais importantes do que outras (com o acento circunflexo), por exemplo: faceted^2 search browsing^0.5 especifica que faceted é duas vezes mais importante que search ao calcular a pontuação de relevância dos resultados, enquanto browsing tem metade da importância. Tal reforço de termo pode ser aplicado a um agrupamento lógico, por exemplo: (a b)^3 c.
A pesquisa por palavra-chave não diferencia maiúsculas de minúsculas, e os acentos e a pontuação são ignorados.
A derivação é realizada em termos da maioria dos campos de texto, por exemplo: título, resumo, notas. As palavras são assim reduzidas à sua forma raiz, poupando-lhe de ter de especificar todas as variantes de uma palavra ao pesquisar, por exemplo, termos como search, searches e searching todos produzem os mesmos resultados. A derivação não é aplicada ao texto nos campos do nome, por exemplo, autores/contribuidores, editor, publicação.
Explorar
Esta secção permite explorar categorias associadas às referências.
As categorias podem ser usadas para filtrar sua pesquisa. Verifique uma categoria para adicioná-la aos seus critérios de pesquisa e restringir sua pesquisa. Os resultados da pesquisa mostrarão apenas as entradas associadas a essa categoria.
Desmarque uma categoria para a remover dos seus critérios de pesquisa e alargar os seus resultados de pesquisa.
Os números apresentados ao lado das categorias indicam quantas entradas estão associadas a cada categoria no atual conjunto de resultados. Esses números variarão com base nos seus critérios de pesquisa para descrever sempre o que está no atual conjunto de resultados. Da mesma forma, categorias e facetas inteiras desaparecerão quando o conjunto de resultados não tiver nenhuma entrada associada a elas.
Um ícone de seta () que aparece ao lado de uma categoria indica que as subcategorias estão disponíveis. Você pode pressioná-lo para expandir uma lista de categorias mais específicas. Você pode pressioná-lo novamente mais tarde para recolher a lista. Expandir ou recolher subcategorias não alterará sua pesquisa atual; isso permite que você explore rapidamente uma hierarquia de categorias, se desejar.
Resultados
Esta secção mostra os resultados da pesquisa. Quando não foi dado qualquer critério de pesquisa, mostra o conteúdo completo da bibliografia (até 20 entradas por página).
Cada entrada da lista de resultados é uma ligação para o seu registo bibliográfico completo. A partir da vista do registo bibliográfico, pode continuar a explorar os resultados da pesquisa indo a registos anteriores ou seguintes nos seus resultados de pesquisa, ou pode voltar à lista de resultados.
Links adicionais, como Ler documento ou Ver em [nome do site], podem aparecer abaixo em um resultado. Eles fornecem um acesso rápido ao recurso. Esses links também estarão disponíveis na entrada bibliográfica completa.
O botão Resumos permite alternar a exibição de resumos na lista de resultados da pesquisa. A habilitação de resumos, no entanto, não afetará os resultados para os quais nenhum resumo esteja disponível.
São fornecidas várias opções para lhe permitir ordenar os resultados da pesquisa. Uma delas é a opção Relevância, que classifica os resultados do mais relevante para o menos. A pontuação utilizada para a classificação tem em conta as frequências das palavras, bem como os campos onde elas aparecem. Por exemplo, se um termo de pesquisa ocorre frequentemente numa entrada ou é um dos muito poucos termos utilizados nessa entrada, essa entrada será provavelmente mais relevante do que outra em que o termo de pesquisa ocorre com menos frequência ou em que muitas outras palavras também ocorrem. Da mesma forma, um termo de pesquisa terá mais efeito nas classificações se for raro em toda a bibliografia do que se for muito comum. Além disso, se um termo de pesquisa aparecer, por exemplo, no título de uma entrada, terá mais efeito na classificação dessa entrada do que se aparecer num campo menos importante, como o resumo.
A classificação Relevância só está disponível após o envio das palavras-chave usando a secção Pesquisar.
As categorias selecionadas na secção Explorar não têm efeito na pontuação de relevância. O seu único efeito é filtrar a lista de resultados.
Esta pesquisa tem dois movimentos: no PRIMEIRO PIVÔ, propõe-se uma genealogia histórica do problema da infância no pensamento francês contemporâneo, a partir da obra conjunta do filósofo e professor da Université Paris VIII (Vincennes/Saint Denis) René Schérer (1922 ) com o ativista e escritor Guy Hocquenghem (1946 1988). Ensaiando a escuta de um debate atualmente silenciado a problematização da infância como experiência exterior, transbordante e perturbadora da ordem civilizada, materializada tanto no combate aos quadros explicativos dos saberes psi quanto na crítica à pedagogização sistemática das relações sociais, sexuais, econômicas e políticas no que concerne às crianças , esta meteorologia da moral acompanha as variações do clima em que estas ideias ganharam consistência na França entre as décadas de 1960 e 1980, seja por meio de obras históricas, filosóficas, sociológicas, literárias, cinematográficas, fotográficas etc., seja através da ação política em torno da liberdade sexual e de suas reverberações na expressão do desejo infantil. Pela indisponibilidade da maioria destas obras em português e no intuito de favorecer o acesso a pelo menos uma delas, o SEGUNDO PIVÔ consiste na tradução de um dos principais trabalhos de Schérer e Hocquenghem: o livro Co-ire: album systématique de l enfance ( Coir: álbum sistemático da infância), publicado em 1976, sob o número 22 de Recherches, revista do Centre d Études, de Recherches et de Formation Institutionnelles (CERFI), editada por Félix Guattari (1930 1992). O Co-ire apresenta uma constelação (histórica, literária, filosófica, pictural etc.) de imagens antifamiliares da infância, na qual a criança deixa de ser tomada da perspectiva de um objeto ou categoria de análise para ser pensada na multiplicidade de seus agenciamentos com o mundo. Segundo esta perspectiva, são as potências imprevisíveis da criança (e não seu suposto inacabamento ) que nos interpelam a pensar a infância. Trata-se de uma obra que não se ocupa de totalizar o que mostra, explorando a força que as imagens, sendo consteladas, passam a contrair e ressoar não por se exibirem à plena luz da racionalidade moderna, mas, ao contrário, por se colocarem à propícia penumbra , algo que se insinua sem se entregar. Schérer e Hocquenghem montam esta constelação da infância como um chamamento e um desafio que ultrapassa as páginas do livro em questão: como mostrar e situar estas outras constelações da infância sem ameaçar sua existência frágil? Como preservar seu brilho próprio e sua distância em relação aos saberes e poderes de hoje? E, nesta mesma direção, o que significaria pensar a criança segundo uma imagem propriamente contemporânea ? A partir da história deste livro e para além da contribuição resultante da sua tradução para os leitores e pesquisadores de língua portuguesa , este trabalho se orienta por uma perspectiva que considera a infância antes de tudo como campo problemático em movimento. Razão pela qual esta pesquisa é tão somente uma tentativa de renovar a aliança intensiva com a infância constelada por Schérer e Hocquenghem, cuja força e beleza são celebradas no Co-ire, numa cumplicidade estética com os movimentos passionais que fazem da própria infância potência perturbadora do mundo.