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Os artigos que compõem este livro, anteriormente dispersos por periódicos e coletâneas voltados a problemáticas variadas, foram aqui reunidos no intuito de promover intercessões ― e não interseções, frise-se ― entre a genealogia foucaultiana, a Análise Institucional e a história oral. Autores-ferramenta como Michel Foucault, Gilles Deleuze, Felix Guattari, René Lourau, Georges Lapassade, Cornelius Castoriadis, Bruno Latour, François Tosquelles, Alessandro Portelli, Alistair Thomson, Paul Thompson, Cecília Coimbra, René Schérer, Guy Hocquenghem, Gregório Baremblitt, Regina Benevides, Robert Castel, Franco Basaglia, Bernardo Kucinski, Margareth Rago, Marcelo Hoffman, Mathieu Lindon, Giovanni Levi, Pierre Bourdieu, Jorge Larrosa, Valentin Galván, Gabriel Tarde, Michel de Certeau, Michael Pollak, Roger Chartier etc. entram aqui em diálogo, nem sempre harmonioso, mas sempre apto a construir um equipamento ético-político-conceitual com vistas à pesquisa ― pesquisa-intolerância, melhor dizendo ― e à intervenção ― que, ao contrário do sentido hegemônico adquirido em nosso país, é o que "vem entre" as instituições, ampliando a gama de ação possível, e não de cima para baixo, limitando o movimento de corpos e vidas. O livro conta ainda com um belo prefácio de Adriana Rosa e uma pequena apresentação da autora.
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O empresariamento da sociedade é um fenômeno caracterizado por práticas e discursos que promovem o imperativo neoliberal de utilizar a empresa como o modelo para a gestão e o funcionamento da educação e de outras políticas públicas. No campo da educação, além do empresariamento, outras forças em disputa também se apresentam, como a judicialização dos conflitos e a militarização da vida. Esta dissertação tem como objetivo analisar os embates de forças na educação atual, como disputas entre diferentes formas de governamentalidade, modos de conduzir condutas. Para entender como essas disputas promovem mudanças nas formas de ensinar, foi utilizada, como foco da análise uma unidade, localizada no Rio de Janeiro, da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Essa escolha se deu em virtude da atuação do autor como servidor público neste estabelecimento e diante da relevância deste Centro como um marco histórico da educação profissional no Brasil. Com base na genealogia de Michel Foucault, foi realizado um levantamento da história da educação profissional, a partir de documentos oficiais, arquivos públicos, artigos, dissertações e teses produzidas sobre o tema. A Análise Institucional Francesa foi utilizada como uma importante referência para compreender as forças em disputa pela educação. A partir do conceito de analisador, foi possível interpretar a evasão escolar para além do binômio sucesso-fracasso individual, como um evento que coloca em análise, que explicita as relações de poder presentes no cotidiano escolar. No intuito de melhor investigar esse e outros analisadores da escola (racismo e outras práticas discriminatórias, testes e avaliação, colar, matar aula e outros atos tidos como de indisciplina), foram conduzidas entrevistas semi-estruturadas com oito ex-alunos que abandonaram o curso de Educação Profissional na modalidade integrada ao Ensino Médio. As entrevistas permitiram relacionar empresariamento e militarização como forças que se atualizam nas vidas desses jovens, em suas trajetórias de evasão escolar, em suas práticas de resistência e em suas buscas por inserção no mundo do trabalho
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