A sua pesquisa
Resultados 10 recursos
-
A pesquisa analisa o léxico sobre o tema da escravidão, empregado pelas diversas ordens religiosas responsáveis pela pregação no Brasil colonial. Identificamos alguns termos usados em sermões e relacionados ao conceito, como escravidão, escravo cativeiro; e explicamos os significados atribuídos a eles; e usados no contexto do sermão. Comparamos os conceitos expressos pelos religiosos na pregação com a prática da escravidão, realizada por suas respectivas comunidades de pertencimento. Os resultados mostram que a tolerância dessa prática nos conventos foi acompanhada por uma doutrina formalmente contrária. Provavelmente daí derivam ambiguidades e contradições detectáveis nas palavras dos pregadores sobre o assunto; e acima de tudo, a distinção cada vez mais clara entre a escravidão do corpo e a escravidão da alma.
-
História das ideias psicanalíticas, organizado por Marina Massimi e Daniela Leal, reúne vários autores/pesquisadores da Psicanálise e seus dissidentes. Seu objetivo é percorrer a trajetória histórica da Psicanálise no mundo, descrevendo a biografia e os principais conceitos formulados inicialmente pelo “Grupo das Quartas-feiras” de Freud, para logo em seguida apresentar as teorias que se originaram da Psicanálise de Freud e a chegada das ideias psicanalíticas no Brasil.
-
O percurso deste livro põe em foco autores protagonistas da criação e do desenvolvimento da história da psicologia fenomenológica. Sua primeira parte aborda a história de F. Brentano, E. Husserl, E. Stein, M. Heidegger, M. Merleau-Ponty e J. P. Sartre, ao passo que a segunda reconstrói a história da psicologia fenomenológica a partir da psicopatologia fenomenológica de K. Jaspers, a constituição dos fundamentos antropológicos da psicoterapia por L. Binswanger e a criação da psicopatologia fenômeno-estrutural por E. Minkowski. Em seguida, delineiam-se as influências da fenomenologia na psicologia clínica e as perspectivas contemporâneas nos campos da psicoterapia e da psicologia experimental, além dos estudos na interface entre fenomenologia das religiões e psicologia.
-
O objetivo desta pesquisa é o estudo da experiência de imigração descrita nas cartas e nas memórias de Claire Lange. Analisamos as vivências por ela narradas, considerando a função psicológica das cartas enquanto vínculo do imigrante com seu passado. Focamos a dinâmica psicológica e as vivências relatadas pela autora à luz do texto “O Estrangeiro” de Alfred Schutz e à luz da fenomenologia de Edmund Husserl e de Edith Stein. Nos relatos de Claire foram encontradas vivências perceptivas, afetivas, de temporalidade e vivências espirituais de fé, concomitante às categorias de análise do texto de Schutz. No que diz respeito a estas categorias, evidenciamos três grupos de vivências: as primeiras vivências do estrangeiro como recém-chegado; a crise; os mecanismos de superação da crise. Conclui-se pela possibilidade de superação da crise através do compartilhamento de vivências com a alteridade presente nas relações sociais representadas pelos destinatários das cartas, e também na dimensão transcendente do divino.
-
Historical studies of neuroscience in Brazil have focused on many aspects, including the relationship between brain and behavior. We present some notes on the concept of behavior, based on documents related to two Brazilian scientists identified as behavioral neuroscientists: Miguel Rolando Covian (1913-1992) and César Timo-Iaria (1925-2005). These neuroscientists used the concept of behavior in their debates about the connections between the nervous system and the environment. This use was influenced by physiological - especially neurophysiological - and experimental psychological studies. Describing and analyzing such documents and their authors, helps us to understand aspects of the history of neurosciences in Brazil during a period in which neuroscience was spreading rapidly in different countries.
Explorar
Tipo de recurso
- Artigo de periódico (3)
- Livro (2)
- Seção de livro (5)