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Resultados 9 recursos
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Este livro é uma excelente introdução à Série Cadernos da Diversidade. Érika Lourenço produz, com uma linguagem atraente, concisa, simples – sem, em nenhum momento, confundir essa simplicidade com simplismo ou superficialidade –, uma obra que expõe conceitos de forma clara e objetiva, tornando-os compreensíveis para leitores de todos os níveis. O livro mantém também excelente coerência interna, seguindo em ordem crescente de complexidade, com exemplos e questões sempre pertinentes ao que já foi visto pelo leitor. Os capítulos são bem organizados, com resumo, objetivos, síntese, orientações aos professores, além de haver sempre um quadro com o que a autora denomina Curiosidade, como forma de auxiliar a memorização de determinados pontos. Este é um livro com conteúdo extremamente atual e que é valioso para todos os que se interessam pelos temas da diversidade e da inclusão social.
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Entramos no seculo XXI, empunhando a bandeira dos Direitos Humanos, em uma luta que foi deflagrada no seculo passado, por muitos e diferentes movimentos sociais e políticos. Essa bandeira se fez visível na Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948) e em pactos internacionais, dos quais o Brasil e signatário, como, dentre outros, as Convenções para a eliminação de todas as formas de discriminação racial ( 1966), para a eliminação de todas as formas de discriminação contra a mulher ( 1979) e contra a tortura e outros tratamentos e penas cruéis, desumanos ou degradantes ( 1984). Embora o direito a educação seja reconhecido e garantido pela lei, a escola ainda reflete as profundas desigualdades econômicas, sociais e culturais do contexto brasileiro e, se há de haver um projeto social para o fortalecimento e a expansão desse direito, ele só poderá se realizar através de uma forte articulação entre educação e cidadania. E por isso que argumentamos que a escola tem um papel extremamente importante na construção de uma cultura de promoção e garantia dos direitos humanos. Para compreender essa questão propomos iniciar por uma diferenciar;ao entre os direitos humanos e os direitos de cidadania para, em seguida, traçar uma ponte entre eles e a escola. Assim, o presente livro cumpre integralmente a promessa de seu título.
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This book presents a collection of studies on the circulation of Jean Piaget's ideas and works between Europe and Latin America, and how this transnational legacy influenced different fields of research and practice, such as psychology, education and philosophy. The volume brings together contributions presented at the International Colloquium Jean Piaget in Brazil and Latin America, held during the 38th Annual Helena Antipoff Meeting, organized by the Federal University of Minas Gerais, Brazil, in collaboration with the University of Geneva, Switzerland. The book is organized in three parts. Chapters in the first part analyze Piaget's role as a builder of an international network in psychology, education and peace promotion in the 20th century, with a special focus on the circulation of his ideas and works between Switzerland and France. The second part focuses on historical and contemporary dialogues, conflicts and controversies between Piaget and other authors, such as Henri Wallon, Carl Rogers, Jürgen Habermas, and, especially, Helena Antipoff, the Russian-Brazilian psychologist and educator who was one of the first researchers to introduce Piaget in Brazil and to establish a bridge between Latin America and the Geneva school of psychological and educational sciences. Finally, chapters in the third part of the book explore different aspects of the reception and appropriation of Piaget's works and ideas in the Brazilian context. The Transnational Legacy of Jean Piaget: A View from the 21st Century will be of interest to researchers in different fields within the human and social sciences, such as developmental, educational and school psychologists; educators; philosophers and historians of psychology and education interested in understanding how Piaget's progressist ideas have contributed to the development of psychological and educational sciences in Europe and Latin America.Some chapters ofthis book were originally written in Portuguese and French and translated into English with the help of artificial intelligence. A subsequent human revision was done primarily in terms of content.
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Quinto volume da Coleção Encontros Anuais Helena Antipoff, o livro discute as articulações entre as construções históricas dos campos da psicologia, da psicanálise e da educação e suas contribuições para os desafios colocados pela contemporaneidade.
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Tipo de recurso
Ano de publicação
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Entre 2000 e 2025
(9)
- Entre 2000 e 2009 (2)
- Entre 2010 e 2019 (5)
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Entre 2020 e 2025
(2)
- 2023 (2)