A sua pesquisa
Resultados 74 recursos
-
In memoriam Carolina Martusceli Bori (1924-2004)
-
Tendo por base suas próprias lembranças, mas trazendo para acompanhá-la falas de professores com os quais partilhou a experiência da implantação (1970-1982) de um dos primeiros programas de pós-graduação, a autora traça, em linhas gerais, alguns aspectos que marcam o período quanto ao vivido no país e na psicologia da época. Volta a 1963 e 1968, datas que marcam profundas alterações na instituição, descrevendo condições que propiciaram proposta comprometida com uma psicologia social diferente e com a formação de pesquisadores para a realidade brasileira. Acatando princípio segundo o qual uma data expressa ajuste de contas com o tempo anterior, descreve a experiência até a proposta do doutorado, detalhando projetos, atividades, vicissitudes em três movimentos: da criação à primeira autoavaliação (1970-75); das primeiras defesas ao debate de projetos desenvolvidos por colegas em outras áreas e países (1976-80); e, finalmente, o movimento em direção à proposta do doutorado (1981-82), consolidando o projeto.
-
Esta Coletânea, editada originalmente em 1996, resultou das atividades do Grupo de Trabalho em História da Psicologia, instituído por ocasião do VI Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia, realizado em Teresópolis, Rio de Janeiro, em maio de 1966. A publicação reúne os trabalhos dos primeiros participantes do Grupo, pesquisadores e professores em diversas universidades brasileiras na área da História da Psicologia, e a contribuição do Professor Josef Brožek, da Universidade de Lehigh, EUA, convidado especial dessa primeira reunião. [Trecho retirado da apresentação do livro]
-
Como o ser humano adquire conhecimento? Como se dá em sala de aula o processo de ensino-aprendizagem? Estas são preocupações prementes que atravessam o cotidiano da escola e que foram teorizadas por diferentes intelectuais. O presente artigo objetiva discutir o processo ensino-aprendizagem na perspectiva piagetiana. Para isso, aporta teoricamente no próprio Piaget (1959, 1970, 1990, 2002) e em autores que refletem e discutem a aprendizagem e o desenvolvimento a partir de sua perspectiva, tais como Colinvaux (2000), Mantovani Assis (1993), Mesquida (2001) e Wadsworth (1996). Concluiu-se que para a perspectiva piagetiana aprender é construir ou reconstruir conhecimento e não copiá-lo do real e isso se dá através dos esquemas de assimilação de um sujeito e da coordenação dos mesmos em estruturas de conhecimento.
-
Esta coletânea visa apresentar o estado da obra de pesquisas realizadas até o momento no que diz respeito à História da Psicologia no Brasil. É um trabalho que busca colocar algumas pinceladas no grande afresco que ao longo das últimas décadas está sendo realizado pelos historiadores da Psicologia, com o objetivo de recompor o percurso histórico que no contexto sociocultural brasileiro levou à constituição das formas de conhecimento psicológico e da ciência psicológica enquanto tal.
-
In Memoriam Sílvia Tatiana Maurer Lane (1933-2006)
Explorar
Tipo de recurso
- Artigo de periódico (8)
- Livro (7)
- Seção de livro (58)
- Tese (1)
Ano de publicação
-
Entre 1900 e 1999
(19)
-
Entre 1980 e 1989
(2)
- 1987 (2)
- Entre 1990 e 1999 (17)
-
Entre 1980 e 1989
(2)
-
Entre 2000 e 2024
(55)
- Entre 2000 e 2009 (34)
- Entre 2010 e 2019 (17)
- Entre 2020 e 2024 (4)