A sua pesquisa
Resultados 26 recursos
-
In this article, we present the Laboratory of Experimental Psychology at the Belo Horizonte Teachers College (Escola de Aperfeiçoamento de Professores de Belo Horizonte) during its early years (1929-1932). The Laboratory is examined in the context of the prevailing public discourse on primary education and its renewal in Brazil. To achieve our goal, we describe the Belo Horizonte Teachers College and its Laboratory's director, tools, and functions. In presenting these aspects, we highlight the Laboratory of Experimental Psychology as an important place that promoted contact with psychological instruments, techniques, and theories. It contributed to the training of teachers and produced psychological knowledge for elementary education in Brazil.
-
Este texto objetiva construir uma narrativa histórica sobre os laboratórios de Análise do Comportamento da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na década de 1970. A caixa de Skinner foi o principal objeto estudado, por sua centralidade para os referidos laboratórios. A década de 1970 foi escolhida, uma vez que os laboratórios de Análise do Comportamento foram instalados na UFMG, nessa época. A Historiografia foi o método de trabalho, especificamente o campo da História da Psicologia. As fontes utilizadas foram documentos escritos e orais. O principal resultado foi que o laboratório de Análise do Comportamento, a partir de seu uso didático, funcionou como um centralizador de agentes em prol de uma psicologia científica no recém-criado curso de Psicologia da UFMG.
-
Os laboratórios científicos contribuíram para os processos de institucionalização e disciplinarização da psicologia, nos séculos XIX e XX. Tais contribuições foram registradas em diversos textos memorialísticos, que foram tomados com características historiográficas, além de outros, celebratórios. A partir da década de 1960, houve críticas à história dos laboratórios de psicologia, as quais produziram um hiato na produção historiográfica sobre eles. Diante disto, nosso objetivo é apresentar os laboratórios científicos como objeto presente na história da psicologia e, consequentemente, como um objeto de pesquisa historiográfica. Para tanto, expomos uma panorâmica da historiografia sobre os laboratórios de psicologia, notas sobre tal historiografia no Brasil e possibilidades contemporâneas de estudos sobre os laboratórios. Assim, mostramos os laboratórios científicos como objetos que permitem dizer sobre diferentes aspectos da história da psicologia.
-
Este trabalho apresenta uma narrativa histórica sobre os laboratórios de Análise do Comportamento no Brasil, mais precisamente, os da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Em decorrência dos impactos da Análise do Comportamento na UFMG durante a década de 1970, o período investigado situa-se entre 1969 e 1981. A caixa decondicionamento operante foi o principal objeto analisado. A caixa, como instrumento científico, permitiu a elaboração de discursos sobre os laboratórios e sobre aqueles que o utilizaram. Como aporte para a análise dos percursos da UFMG, utilizou-se de parte da história do behaviorismo na Universidade de São Paulo (USP) entre 1961 e 1965. Isso se deveu às influências da USP na UFMG no tocante à Análise do Comportamento. Foram referenciais teóricos, trabalhos da História da Psicologia e dos Estudos Sociais da Ciência. Foram utilizadas técnicas de História Oral, Iconografia e Análise Documental para o levantamento e análise dos dados. Dentre os documentos analisados, encontram-se:fotografias; cronogramas, ementas e planos de ensino de disciplinas; cartas; relatórios de atividades; relatórios de compra de equipamentos; periódicos; e anais de eventos. Além disso, foram analisadas entrevistas realizadas com professores que atuaram nos laboratórios de Análise do Comportamento durante o período estudado. Os resultados indicaram que a caixa de condicionamento operante e, consequentemente, os laboratórios de Análise do Comportamento, foram apropriados como elementos de ensino e pesquisa no período.Especificamente na UFMG, eles foram utilizados primordialmente como recursos de ensino. Dessa maneira, o laboratório didático de Análise do Comportamento ficou em evidência. Pode-se interpretar que isso ocorreu por quatro motivos principais: (a) os professores envolvidos no desenvolvimento inicial da Análise do Comportamento acreditavam em uma Psicologia científica; (b) esses sujeitos comungavam da crença da importância do laboratório para uma Psicologia científica; (c) o acentuado interesse desses docentes na criação de condições de ensino de uma Psicologia científica experimentalista; e (d) a necessidade de formação específica para atuar nos laboratórios de pesquisa experimental em Análise do Comportamento. Observou-se, ademais, a caixa de condicionamento operante acentuando aimportância do laboratório de Psicologia Experimental no imaginário de uma Psicologia científica no Brasil. Dessa forma, o laboratório didático de Análise do Comportamento foi mais um dos elementos intimamente relacionados à formalização dos primeiros currículos de Psicologia no Brasil, justificados em bases científico-experimentais e à institucionalização da Psicologia como ciência e profissão.
-
O objetivo deste trabalho é descrever e analisar o laboratório de psicologia da Escola de Aperfeiçoamento de Professores de Belo Horizonte. A temporalidade estudada coincide com seu funcionamento - 1929 a 1946 e nossas fontes foram textuais e iconográficas. Nolaboratório, circularam diferentes sujeitos, tais como políticos mineiros, especialistas europeus e estudantes-professoras da Escola de Aperfeiçoamento. O laboratório estava equipado com cerca de 60 instrumentos diferentes, dentre aparatos de bronze e vidro, bem como, de testes psicológicos. Os resultados indicam que o laboratório foi uma ferramenta importante no ensino e na pesquisa em psicologia, permitindo a realização de estudos psicológicos que contribuíram para a formação prática das estudantes-professoras. Essa formação prática possibilitou a aprendizagem de conhecimentos psicológicos sobre a escola, a infância brasileira e a professora primária. Concluímos que o laboratório de psicologia da Escola de Aperfeiçoamento de Professores de Belo Horizonte contribuiu para a organização e a circulação da psicologia, nas primeiras décadas do século XX, no Brasil.
-
Esta pesquisa bibliométrica historiciza aspectos da Psicologia Organizacional e do Trabalho, no Brasil. Ela descreve e analisa publicações associadas à Seleção Profissional, nos Arquivos Brasileiros de Psicotécnica (1949-1968). Os resultados apontam o desenvolvimento da Psicologia em organizações, a partir da atuação de profissionais que utilizavam de métodos e técnicas da Psicologia, principalmente da Psicometria. Eles buscavam compreender as habilidades e tendências do trabalhador, e seu ajustamento às condições do trabalho. Isso ocorreu em momento socioeconômico brasileiro que requisitou conhecimentos e práticas da Psicologia fossem para a "modernização" nacional, utilizando métodos e técnicas aplicadas à seleção que, por sua vez, articulavam-se com o zeitgeist de regulamentação da profissão e formação em Psicologia, no Brasil.
-
We introduce the history of behavior analysis in Brazil at the beginning of the 1960s. The behavior analysis laboratory was selected as the focus of this investigation. The time frame of our historical account begins with the visit of Fred Keller to Brazil as a visiting professor at the Universidade de São Paulo. During this period, the first behavior analysis laboratory in Brazil was created, and the first Brazilians were trained in the behavior analysis perspective. We will talk about (a) the zeitgeist of Brazilian higher education, in general, and of psychology, in particular, at the beginning of the 1960s; (b) the background of Keller's arrival in 1961; (c) the reception of the behavior analysis laboratory as a pedagogical tool; and (d) the first steps in the spread of behavior analysis throughout Brazil by means of the work of the didactic behavior analysis laboratory. Our account highlights certain aspects of the beginnings of behavior analysis as a field of scientific study in Brazil. Furthermore, we can observe the importance of the behavior analysis laboratory and its instruments in helping promote this field in Brazil. We especially note that the laboratory was a pedagogical tool in the Brazilian movement to improve Brazil's research community.
-
This paper aims to introduce the laboratory of experimental psychology as a truth-spot, as well as to investigate the social networks formed at the laboratory, in the initial implementation of the psychology degree at the Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). We interviewed five professors from UFMG in consideration of two principles: a) that a laboratory is a generator of facts/truths and b) that a laboratory is a support structure for the formation of academic communities. These interviews revealed the social supports provided by the laboratory for the psychology degree at UFMG. We interpreted the interviews by means of historical information from the national context at the time, relating both to the establishment of the psychology degree and to discussions on higher education. We found that the laboratory of experimental psychology played an important role in the formation of the university’s psychology department, in the establishment of a degree in that discipline, and in raising the status of psychology as a profession.
-
Historical studies of neuroscience in Brazil have focused on many aspects, including the relationship between brain and behavior. We present some notes on the concept of behavior, based on documents related to two Brazilian scientists identified as behavioral neuroscientists: Miguel Rolando Covian (1913-1992) and César Timo-Iaria (1925-2005). These neuroscientists used the concept of behavior in their debates about the connections between the nervous system and the environment. This use was influenced by physiological - especially neurophysiological - and experimental psychological studies. Describing and analyzing such documents and their authors, helps us to understand aspects of the history of neurosciences in Brazil during a period in which neuroscience was spreading rapidly in different countries.
-
O artigo apresenta a recepção e circulação da instrução programada na Universidade Federal de Minas Gerais, como exemplo da apropriação da análise do comportamento no Brasil, e ilustra parte de tal apropriação nos anos 1960-1970, no contexto de reforma da educação superior e da influência sociointelectual estadunidense. Os resultados indicam que o recurso da instrução programada, para tornar-se autóctone, preconizou o protagonismo do aluno e sua autonomia do professor. As fontes indicam embates decorrentes de concepções preestabelecidas sobre o processo de ensino-aprendizagem e a influência estadunidense como elementos centrais para compreender a recepção e a circulação da instrução programada no Brasil.
-
La difusión y adopción regional de objetos psicológicos ha sido un tema de interés en la historia de la psicología. Uno de los elementos discutidos ha sido el laboratorio de psicología y su influencia en el moldeamiento de la psicología en el mundo. En esta dirección, nuestro trabajo apunta a describir el laboratorio de psicología expe- rimental del Colegio de Profesores de Belo Horizonte y analizar su rol en la historia de la psicología en Brasil. Particularmente, se describe su instalación a finales de la década de 1920, sus aparatos y el uso que se les daba para la evaluación mental en este contexto. Nuestros resultados resaltan dos aspectos de este laboratorio: (1) fue un lugar para la enseñanza de psicología científica a futuros profesores de edu- cación básica, así como (2) fue origen de diferentes estudios sobre antropometría y aspectos mentales de la niñez, en el contexto urbano y de cambio industrial de Brasil durante las primeras décadas del siglo 20. Como era previsto, el laboratorio fue un agente de cambio social que promovió la modernización en la educación y sociedad brasileña. El laboratorio también contribuyó a la circulación del conocimiento psicológico en Brasil y, al mismo tiempo, fue un importante capítulo en la historia local y una parte de la historia global de la psicología.
Explorar
Autor
Tipo de recurso
- Artigo de periódico (14)
- Seção de livro (10)
- Tese (2)
Ano de publicação
- Entre 2000 e 2025 (26)