A sua pesquisa
Resultados 9 recursos
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O presente trabalho tem como objetivo identificar como se configuram as pesquisas sobre Educação Inclusiva, em dissertações e teses, que têm a referida expressão no título e como sujeito o professor dos anos iniciais do Ensino Fundamental, produzidas entre 2009 e 2020 no Brasil. O estudo justifica-se pelo fato de que no campo educacional, a quantidade de publicações que contêm no título a expressão “Educação Inclusiva” triplicou em relação à década anterior. Na intenção de acompanhar esse crescimento, optou-se pela revisão sistemática, em busca de oferecer um panorama do que se tem produzido sobre Educação Inclusiva no Brasil. Para tanto, adotou-se como critério de inclusão: a) dissertações e teses, teóricas ou empíricas, que tenham a expressão “Educação Inclusiva” no título; b) produzidas no Brasil; c) no período de 2009 a 2020. A busca resultou em 260 pesquisas. Desse conjunto, 11 trabalhos referiam-se exclusivamente ao professor dos anos iniciais do Ensino Fundamental, formando o corpus desta pesquisa, em consonância com os critérios de inclusão e exclusão adotados. Para discussão, as pesquisas foram agrupadas e sintetizadas em duas categorias. Constatou-se que na prática as instituições de ensino pouco avançaram rumo à Educação Inclusiva; os desafios permanecem; não há apoio e suporte eficaz do Estado; a resistência à inclusão ainda acontece socialmente na forma de discriminação, preconceito e estereótipo em relação à aprendizagem e ao desenvolvimento do estudante com deficiência, além do despreparo das instituições e professores para incluírem essas crianças com deficiência. Espera-se que a presente pesquisa por meio dos dados e sínteses produzidas auxilie outros pesquisadores a seguirem contribuindo teoricamente e praticamente para a efetivação de práticas inclusivas mais eficazes.
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The Educational Counselor is one of the professionals in the school management team. His role is to be the relationship mediator in every situation in school (student-student, student-teachers, teachers-families, and school-families). This research aimed at discussing the Educational Counselor as one of the facilitating agents for the articulation of inclusive actions in a school environment through an interdisciplinary perspective. To achieve this target a qualitative study was chosen. Nine Educational Counselor have been interviewed, and the generated data were evaluated through content analysis. The results have shown that although the research participants have difficulty conceptualizing school inclusion, they understand the idea of school inclusion as necessary to develop the subjects’ potential. They also have shown that there is no effective inclusion of students with disabilities, and they have pointed out that, although the institution can offer the necessary resources for inclusive practice, and even continuing education, there is still a long way to go before school inclusion happens. Regarding health issues, the Educational Counselor’ statements have shown a belief in the importance of training in a school environment, but they often seem to forget that the school is a space for education and not for health. We have been taught that professionals who are willing to work with inclusion need continued training to improve their practices, which, despite being recent, are significant and produce paradigm shifts about what they have believed to be inclusive practice.
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Tipo de recurso
- Artigo de periódico (3)
- Seção de livro (2)
- Tese (4)