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O Boletim do Portal História da Psicologia 3, ou apenas Boletim do Portal 3, é uma coletânea que reúne verbetes publicados na Enciclopédia Eletrônica de História da Psicologia (WikiHP), traduções e uma resenha. Sumário - Universalismo e Indigenização na História da Psicologia Moderna (Kurt Danziger) - William James (Russel Goodman) - O Caso dos Irmãos Reimer (Júlia Lombardi Carneiro) - Experimento de Aprisionamento de Stanford (Mariana Souza Rodrigues, Izabella Simões da Cruz, Alice Nascimento Moraes Fernandes, Vitoria Amaral de Oliveira, Bruna Lenaz dos Santos, Evelyn de Carvalho) - Teste de Apercepção Temática (TAT) (Débora Pinheiro de Oliveira, Luísa Mello da Silva, Maria Formiga Menezes, Maria Luiza Marchezini Saliba, Mikaelle Vitória Sousa de Almeida, Rayca Rafaelly Pereira Siqueira Lobato) - John E. Douglas (Júlia Lombardi Carneiro) - CAPS Clarice Lispector (Stella Costa Angelo, Amanda Albernaz de Freitas, Maurício Coutinho Pereira, Raphaela Silveira de Oliveira, Lucas Vieira Coutinho, Lorenzo Miguel Donato de Oliveira Santos, Arthur Arruda Leal Ferreira) - Resenha do livro Locuras en Primera Persona, de Rafael Huertas (Arthur Arruda Leal Ferreira, Luana Oliveira Clemente, Amanda Albernaz de Freitas, Adjailton Ferreira de Albuquerque Junior, Elen Cougil da Cunha, Maísa Pachela Garcia, Maria Clara da Silva Quintan, Maurício Coutinho Pereira, Paulo Vitor Fernandes Costa de Lima, Raphaela Silveira de Oliveira, Victória Farias de Brito, Vitória Maria França de Paula)
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É inegável a importância e relevância da obra aqui apresentada. Entendemos como eminente a necessidade de Grupos importantes como os citados na obra (GEPEGE, GEADEC, GEPPEI), todos vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da FFC/UNESP de Marília, local importante e de referência para a teoria piagetiana divulgar seus trabalhos para além das revistas científicas e o banco de teses e dissertações. Entendemos ser importante que esses lócus acadêmicos sejam transpostos colocando as pesquisas desenvolvidas nos mesmos em evidência, de forma clara e acessível aos estudantes, leitores e interessados na obra e teoria de Jean Piaget. Os resultados das pesquisas de Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado nem sempre são acessíveis à maioria dos educadores por ter um formato mais acadêmico e rebuscado, além de ter uma densidade substancial de informações. Quando os pesquisadores conseguem transpor esses trabalhos e seus resultados para um capítulo de livro é inegável que as dimensões que este trabalho atinge em termos de público é muito maior. Além disso, o texto se encontra articulado e bem distribuído com relação às temáticas apresentadas. Na primeira parte estão as pesquisas sobre o desenvolvimento cognitivo, na segunda parte temos as pesquisas acerca do desenvolvimento moral. Esta divisão de temática é muito apropriada e colabora com demandas importantes para se ler e compreender Jean Piaget na atualidade. Ressaltamos ainda a inegável credibilidade dos autores que assinam os capítulos, mesmo aqueles que possuem os orientandos como autor, seus orientadores e pesquisadores coordenadores evidenciam um quadro de autores de peso considerando o escopo da proposta de livro apresentada. ELIANE PAGANINI DA SILVA Professora Adjunto da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Campus Apucarana Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva (PROFEI/Unespar) Selo Editorial: Apoio: Programa PROEX/CAPES: Auxílio Nº 0039/2022 / Processo Nº 23038.001838/2022-11
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O livro Prática da Psicologia baseada em evidências (PPBE) constitui um avanço pioneiro no âmbito da Saúde Mental, distinguindo-se como uma “obra viva”. Em contraste com publicações convencionais, esta obra está integrada a uma plataforma digital que receberá atualizações periódicas em suas referências bibliográficas. Tal metodologia assegura que profissionais, acadêmicos, estudantes e o público geral tenham acesso contínuo às informações e pesquisas mais atuais, potencializando a eficácia dos cuidados na saúde mental e fomentando intervenções mais efetivas e seguras.Organizada em três seções, a obra fornece uma exploração abrangente e detalhada da PPBE:Seção I: Aspectos conceituais e históricos da prática da Psicologia baseada em evidências no Brasil e no mundoSeção II: Fundamentos metodológicosSeção III: Evidências da eficácia, efetividade e segurança das abordagens psicossociais na prevenção e no tratamento dos transtornos mentaisCom a contribuição de pesquisadores e professores renomados, tanto nacionais quanto internacionais, este livro apresenta uma visão integrada entre a experiência clínica, as evidências científicas rigorosas e as características e preferências dos pacientes, reiterando o compromisso com uma prática clínica ética e fundamentada em evidências científicas.
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O texto faz uma síntese da trajetória da psicologia desenvolvida na Europa e nos Estados ao longo da modernidade e apropriada pelos médicos brasileiros no século XIX e pelos educadores já no começo do século XX. Procura-se apontar os interesses pela disciplina oriundos de diferentes campos e instituições que se desenvolveram ao longo dos anos, como as utilizações em organizações, na assistência a menores, nas Forças Armadas, na Educação física etc., bem como a crescente formação de profissionais, a institucionalização científica e acadêmica, a regulamentação da profissão e do sistema Conselho. Destaca-se, nesse processo, a existência de um modelo de indivíduo autônomo, sem amarras sociais. Aponta-se para as mudanças mais recentes que têm sido trazidas e que constituem novos sujeitos e novas propostas de compreensão do humano. Utiliza-se para isso diferentes pesquisas e trabalhos já publicados pela autora.
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Objective Intervention research in the field of Critical School Psychology based on historiographical assumptions. The objective was to investigate the current meanings of non-suicidal self-harm in educational environments. Method In the workshops, psychology students were prepared to put themselves in the shoes of a person with a history of non-suicidal self-harm. Later, these students wrote narratives about that person's past, their current experiences and future expectations. Results Aspects highlighted in the literature about the history of non-suicidal self-injury were also configured in the current meanings about self-mutilation described in the narratives of Psychology students. Psychology students modified their meanings about non-suicidal self-injury to empathize with people with this experience. Conclusion As the historiographical approach aims to explain current situations anchored in past events, it favors the planning of actions for educational environments committed to ethical and political aspects. The focus on empathy associated with a historiographical perspective on educational processes can be a way to design actions in the field of Critical School Psychology, given its commitment to the humanization of contemporary society.
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Este artigo reflete a respeito do lugar dos direitos humanos na sociedade brasileira, com toda a desigualdade que a caracteriza. Aborda o percurso internacional que os direitos humanos seguiram para serem reconhecidos pelas diferentes nações e a atualização permanente que sofreram nos diferentes momentos históricos até sua realidade hoje, no contexto de hegemonia neoliberal. Este trabalho recupera o período histórico da regulamentação da profissão, com a criação do Conselho Federal de Psicologia (CFP) em 1973 e o encontro oficial dela com os direitos humanos em 1998, a partir da criação de sua Comissão de Direitos Humanos. Afirma-se que os direitos humanos são indissociáveis do compromisso ético-político da profissão, e se discute seus significados atuais e as novas formas de luta social que vêm sendo construídas a partir deles. Por fim, o estudo aponta para a função estratégica da Comissão de Direitos Humanos do Conselho Federal de Psicologia na efetivação dos direitos humanos e lista as diferentes campanhas e inspeções realizadas por ela ao longo de sua história.
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O Conselho Federal de Psicologia (CFP) celebra 50 anos de existência com uma trajetória marcada por movimentos importantes que efetivaram, por meio da inserção em políticas públicas, a contribuição da psicologia ao projeto de uma sociedade mais justa e socialmente inclusiva. Nesse percurso, o investimento do CFP no reposicionamento da formação acadêmica e da atuação profissional a partir de uma leitura contextualizada dos cenários nacionais de desigualdades e iniquidades sociais foi capacitando a psicologia para dar respostas mais críticas e comprometidas com a diversidade cultural, social e subjetiva da população brasileira, além de fortalecer os princípios gerais de equidade e justiça social, alinhados com a garantia de direitos. A Saúde Pública, a Assistência Social e a Educação são políticas públicas e campos de atuação em que esses movimentos de reconfiguração ético-política da categoria foram se desenhando ao longo do período e tiveram intensa visibilidade no país. Este artigo objetiva relatar um pouco dessa história, ressaltando a luta política do CFP ao longo dos seus 50 anos, em defesa da psicologia e do seu trabalho na garantia dos direitos humanos e sociais para a população brasileira.
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