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ESTE ESTUDO trata da biografia intelectual da psicóloga e educadora Helena Antipoff (1892-1974), enfatizando os diferentes momentos de sua trajetória e a formação progressiva de seu pensamento, com base na perspectiva interacionista da psicologia genebrina e na corrente socioistórica da psicologia soviética. Este pensamento, elaborado no processo de adaptação a culturas diversas em épocas de grandes transformações socioculturais, na Rússia, França, Suíça e Brasil, caracteriza-se pela informação científica avançada e progressista, aliada a um grande sentido prático, e ao compromisso com a convivência democrática.
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O objetivo deste trabalho é restabelecer o lugar da Psicofísica nos trabalhos de Fechner, rompendo com a concepção vigente, que a considera uma mera ferramenta instrumental a serviço do rigor científico da Psicologia. Com isto, busca-se situá-la enquanto função empírica do pensamento metafísico e religioso, a chamada Visão Diurna. Para tal, este pensamento é esmiuçado em seus componentes, como a hipótese panpsiquista, a tese anímica da natureza, a hierarquia das almas e a concepção panteísta de Deus. De igual modo, esse quadro do pensamento de Fechner habilita ao estabelecimento de ressonâncias com a obra de outros pensadores, com especial destaque para a filosofia de Baruch de Spinoza.
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O artigo analisa atravessamentos entre o movimento institucionalista francês - especialmente em vertente socioanalítica - e as práticas grupais, em uma tentativa de esclarecer o processo que, no Brasil, levou à constituição do campo conhecido como trabalhos (ou intervenções) de (ou em) Análise Institucional. As autoras sustentam a tese de que a Análise Institucional brasileira está historicamente marcada pelo hibridismo; nela comparecem conceitos-ferramentas advindos tanto das experiências da corrente da socioanálise francesa quanto da produção latino-americana sobre os grupos, particularmente na linha dos grupos operativos. O trabalho enfatiza o vínculo entre gênese teórica e gênese social, dando especial destaque ao momento de emergência das experiências em Análise Institucional, desenvolvidas quando, ao lado da repressão / ditadura política, emergiam focos originais de criação e coletivização.
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Mediante a reconstrução dos vínculos entre gênese teórica e gênese social, o artigo apreende a Análise Institucional francesa como regime de verdade e daí extrai conseqüências para uma reflexão atual acerca das relações entre a prática dos intelectuais - psicólogos, em particular - e as lutas em defesa dos direitos humanos.
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Il y a une quarantaine d'années "l'analyse institutionnelle" (AI) faisait son apparition dans le champ des sciences de l'homme. Trente ans plus tard, l'Homme et la Société" fait le point sur l'AI à travers des contributions qui dessinent des voies nouvelles ou portent sur de nouveaux objets, tout en opérant un retour critique sur la conception de l'institution initiale de l'AI. Au total, le champ conceptuel et les méthodologies de recherche de l'AI apparaissent à la fois comme relativement stabilisés et toujours en mouvement.
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O artigo analisa a obra inicial de Wundt, com o objetivo de mostrar a importância dessa fase para uma adequada compreensão do pensamento desse autor. São apresentados os fundamentos de seu projeto de psicologia, assim como suas principais teorias psicológicas. Destacam-se as questões da continuidade ou da ruptura do pensamento de Wundt, tendo em vista as alterações que ele posteriormente efetuou em seu sistema. Sugerem-se alguns problemas para investigação futura, assim como possíveis correções em certas interpretações atuais, tanto de sua filosofia quanto de sua psicologia. Conclui-se que, na interpretação de sua obra, há enorme lacuna a ser preenchida pela historiografia da psicologia.
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O artigo trata do processo de profissionalização da psicologia no Brasil. Utiliza o referencial teórico da sociologia das profissões e faz uma revisão bibliográfica sobre a história da psicologia brasileira. Apresenta uma proposta de periodização para a história desta profissão, dividindo-a em três momentos: pré-profissional (1833-1890), de profissionalização (1890/1906-1975) e profissional (1975 −). No primeiro momento, há uma gama de saberes psi pulverizados. No segundo, a psicologia começa a organizar-se em institutos de pesquisa, faculdades e associações e a regulamentar suas leis. No último, a profissão, já estabelecida e reconhecida oficialmente, passa a sofrer fortes alterações sócioeconômicas e disputas interprofissionais.
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This paper aims at investigating the presence of psychological literature in Konrad Lorenz’s work as a preliminary instrument to investigate how Lorenz’s ideas are related to Psychology. The bibliography of fourteen books written by Konrad Lorenz (including three volumes containing 26 selected papers) have been analyzed. A total of 245 references related to Psychology and related sciences have been selected. These references were organized in five groups: a) The pioneers of Ethology; b) Animal and Comparative Psychology; c) General Psychology (Associationism, Structuralism, Functionalism, Russian Reflexology and Classic Conditioning, Perceptual and Gestalt Psychology, Psychoanalysis, Behaviorism, Social and Developmental Psychology, Cognition, Emotion and Motivation); d) Epistemology; e) Psychiatry and Neurosciences. These data show that the History of Ethology and, particularly, Lorenz’s ideas, show an extremely important relation with Psychology, justifying the inclusion of Konrad Lorenz also in the History of Psychology.