A sua pesquisa
Resultados 167 recursos
-
Psicologia Social: Itinerários na América Latinareúne 10 textos que tratam da trajetória da Psicologia Social em diferentes países latino-americanos, quais sejam, Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, México, Paraguai, Peru e Uruguai, além de um texto específico sobre a história da Associação Brasileira de Psicologia Social (Abrapso).É um livro, portanto, que aproxima países com histórias semelhantes, atravessadas por séculos de um processo colonizador exploratório. Por isto é fácil perceber como os itinerários que a Psicologia Social percorreu nestes lugares têm similaridades – embora também tenham diferenças. Assim, encontramos em quase todos estes países a emergência do campo de estudos da Psicologia Social associado a produções intelectuais dos séculos XIX e princípios do XX a respeito do “caráter nacional” de cada país, onde, na maioria das vezes, estava presente a busca de uma justificativa para o “desenvolvimento” inferior (em relação aos países europeus), explicação esta que quase sempre recaiu sobre as características da população.Também encontramos a apropriação de concepções estrangeiras, que ocorreu progressivamente, principalmente no momento de institucionalização universitária da Psicologia Social: quase sempre como uma subdisciplina dentro da Psicologia, em alguns casos como uma disciplina à parte. Ao mostrar estas semelhanças em diferentes histórias locais, o livro se propõe também a propiciar uma aproximação entre pesquisadores, estudiosos e interessados nas questões da América Latina, apontando linhas em comum e visibilizando singularidades históricas.Desta forma, também visando favorecer a compreensão mútua e a integração linguística entre povos tão próximos, o livro apresenta textos em português (3) e em espanhol (6).
-
O segundo volume de "Behaviorismos" estende novamente aos leitores um convite para redescobrir os caminhos trilhados por autores que, fundamentados por diferentes tradições filosóficas e científicas, buscaram produzir conhecimento sobre esse complexo objeto [o comportamento]. O livro cumpre várias funções - mas uma das principais, me parece, é a de "desromantizar" o trabalho científico. As histórias aqui contadas descrevem não apenas avanços e conquistas relevantes, mas também erros, incertezas, discordâncias. Os behavioristas que esta obra apresenta não revelam a descoberta do comportamento, mas as tentativas de construí-lo. A dificuldade da tarefa valoriza e dignifica o trabalho de todos os que estiveram e estão nela envolvidos. [...] Corre por estas páginas material fértil para construir e desconstruir versões contemporâneas do comportamento. Ademais, podemos estar certos de que as tentativas de compreensão do comportamento que empreendemos hoje serão um dia material historiográfico; os behaviorismos do futuro também aprenderão com nossos avanços, erros e discordâncias, construindo e desconstruindo a partir disso duas próprias versões de comportamento.
-
This book introduces the most significant studies and practices developed by scholars and researchers in school psychology in Brazil. The chapters discuss a critical, historical and cultural perspective of how psychology as a science and psychologists as professionals are able to contribute with schooling and education. Its goal is to provide an overview about the main discussions of school psychology in Brazil for an international audience, without losing the necessary depth to present delicate and important topics. Models of psychology based on natural sciences and traditional practices are criticised for concealing a wide array of causes for school failure, related to poverty, educational culture, class oppression and low budget for public education. Marxist perspectives, Foucaultian analysis and psychoanalysis help to provide psychologists with theoretical bases for practices of school psychology in different contexts. Experiences of criticism of public policies, as well as an understanding of the psychologist as part of social movements and policy making are briefly addressed. These features become ""Psychology, Society and Critical Perspectives in Brazil, a unique publication in its gender. From the point of view of teaching and researching in the fields of psychology, education and social sciences, this volume stands out by presenting theoretical and methodological contributions to qualitative approaches. This book will also be useful to international scholars and researchers interested in expanding knowledge of Brazilian society through education.
-
Silvia Lane: uma obra em movimento celebra a memória viva de Silvia Lane.Os(as) autores(as) compartilham os ensinamentos da psicologia social laneana: a inclusão do método dialético e do materialismo histórico rompendo os raciocínios lineares, dicotômicos e deterministas, afirmando a potência dos movimentos coletivos e singulares de transformação; a consideração crítica do contexto sócio-histórico de homens e mulheres; a compreensão de que o sofrimento ético-político é produzido pela desigualdade social; e principalmente que o pesquisador-produto-histórico parte de uma visão comprometida de mundo e de homem, na qual não há possibilidade de se gerar um conhecimento "neutro" nem um conhecimento do outro que não interfira na sua existência, conforme Lane, em "A psicologia social e uma nova concepção para a psicologia".