A sua pesquisa
Resultados 4 recursos
-
Adotando como fonte de investigação o cancioneiro popular, este trabalho pretendeu investigar como, ao longo da história da música brasileira, a figura e aspectos da orixá Iemanjá foram transportados dos terreiros e incorporados como elementos da própria cultura brasileira, tornando-se presentes nas letras de canções como algo habitual, cotidiano. Para tanto, utilizamos a técnica da análise temática de conteúdo. Um total de 193 músicas foi submetido à análise. Em geral, é possível afirmar que as descrições de Iemanjá nas músicas analisadas se distanciaram da cosmovisão religiosa e da mitologia. As variações ocorridas entre 1933 e 2014 contribuíram para a popularização de Iemanjá na canção popular, e, ao mesmo tempo, para sua reapresentação enquanto figura autônoma em relação às religiões afro-brasileiras.
-
O presente artigo aborda o termo “mulata” e, na tentativa de compreender a maneira específica como as artes plásticas se apropriaram dessa personagem, escolhemos a produção de Di Cavalcanti para investigar, reconhecido no mundo das artes como o “pintor das mulatas”. Diante da escolha do nosso objeto de estudo, nos propusemos, então, a identificar, descrever e analisar os elementos de significado presentes em obras que retratam mulatas, executadas pelo artista, procurando considerá-los segundo questões de raça, gênero e classe. Elegeu-se a interseccionalidade como o principal caminho teórico a se percorrer, tentando apreender melhor o fenômeno social que permeia a personagem “mulata” e suas características singulares. Como método, optou-se pela análise semiótica de três imagens. Os achados apontam a vulnerabilidade da mulher negra/mestiça por ter sua vida marcada pelas sobreposições de três eixos de subordinação: raça, gênero e classe.
-
Procurou-se com essa investigação identificar, em sua correlação, os elementos saudosamente recordados relativos ao período da juventude/mocidade presentes em letras de canções brasileiras compostas e/ou gravadas a partir de 1927. Um conjunto de 106 letras foi submetido à Análise Lexical e a um procedimento clássico de Análise de Conteúdo. Os resultados obtidos apontaram para um compartilhamento de conteúdos recordados veiculados nas letras analisadas. Tal compartilhamento pode ser identificado sob dois eixos: a) o primeiro deles seria o que poderíamos chamar de intrageracional (a especificidade de alguns elementos recordados vincula-se diretamente à época na qual foi vivida a mocidade/juventude dos compositores); b) o segundo eixo seria intergeracional ou, poderíamos dizer, transgeracional e relaciona-se aos elementos que atravessam com considerável significância todo o período analisado. Esses últimos elementos possivelmente constituem a base comum que possibilita a coexistência de mais de um discurso sobre a(s) mocidade(s) ou juventude(s) recordada(s) num dado período histórico.
-
O objetivo dessa investigação foi identificar, em publicações direcionadas aos praticantes de artes marciais, como têm sido veiculados conteúdos relativos às características de lutadores profissionais que possuem destaque no universo das lutas. Para tal, submetemos à análise lexical realizada pelo software ALCESTE 40 perfis de lutadores profissionais publicados pelas revistas Tatame e Gracie, entre 1996 e 2009. Revista Tatame: foram identificados dois conjuntos de classes. O primeiro é composto pelas classes “o corpo na luta” e “desafio e provocação”. No segundo, temos “as artes”, “os melhores” e “família”. Revista Gracie: foram identificados um conjunto de classes e uma classe independente. O conjunto articula as classes “estratégias do vencedor”, “no ringue” e “reverência aos mestres”. A classe independente é composta por um vocabulário relativo ao “Surf”. No conjunto, apesar das especificidades encontradas, as duas publicações reiteram características do padrão hegemônico de masculinidade, associando virilidade, competição e violência ao “ser homem”.