A sua pesquisa
Resultados 39 recursos
-
Este livro reúne pesquisas apresentadas no X Encontro Clio-Psyché (2012), organizado pelo Programa de Estudos e Pesquisas em História da Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Os autores são da Argentina, Brasil, Espanha e Portugal, e os estudos se referem às instituições e sua intersecção com a psicologia e com a história, objetivo do Encontro.
-
Em 2020 foi realizado, virtualmente, o XIV Encontro Clio-Psyché com o tema transversal a história da psicologia e suas críticas. Já é uma tradição para os estudiosos da história e da memória da psicologia, a cada dois anos, o encontro do Clio-Psyché e, também, o livro com o que de melhor aconteceu por lá! Dessa vez não foi diferente e a obra traz desde uma reflexão bastante atual sobre a história da psicologia em tempos de confinamento e distanciamento social, provocados pela pandemia de COVID, até depoimentos e apresentações de livros. Sob a batuta competente da equipe do Laboratório Clio-Psyché, o livro está organizado em seis seções, com quase 30 capítulos, escritos por mais de 50 autores do Brasil e de vários outros países. A diversidade de temas e perspectivas de análise é outro diferencial e contribuem para que o livro possa ser apreciado por leitores iniciantes, como alunos de graduação e pós-graduação, mas também por estudiosos experientes. Todos os interessados na história e na memória da psicologia são convidados para a leitura desse livro que apresenta uma síntese do que está na ordem do dia dos centros mais avançados de pesquisas em história e memória da psicologia pelo mundo. Boa leitura! Sérgio Cirino, UFMG
-
O Laboratório de História e Memória da Psicologia – Clio-Psyché da Universidade do Estado do Rio de Janeiro apresenta neste livro o resultado do XIII Encontro Clio-Psyché, realizado em novembro de 2018 na UERJ, reunindo uma grande variedade de trabalhos altamente qualificados inspirados na prática histórica. Este livro é um dos ricos e variados produtos do XIII Encontro Clio-Psyché cujo tema Resistências: Ciência e Política na História da Psicologia propôs uma discussão crítica dos processos que desvelam os diferentes desdobramentos da Psicologia na história e as complexas relações entre ciência, sociedade e política na produção dos saberes psicológicos, centrando-se mais especificamente no Brasil e na América Latina. Diversas ordens discursivas estiveram presentes e variadas composições se atualizaram. Estão presentes neste livro composições históricas que emanam de uma grande variedade de experiências aglutinadas em quatro grandes eixos. O tema central Resistências se fez presente como devia se fazer: por meio da diversidade analítica e temática com o rigor e a sistematicidade que caracteriza o conhecimento acadêmico qualificado. As leitoras e os leitores poderão enriquecer seus conhecimentos e fortalecer suas reflexões sobre temas minoritários e necessários para resistir aos movimentos monocórdicos da crítica à ciência bem como do fundamentalismo com tons revisionistas que têm circulado entre nós. Que a história nos apoie nesta ação de resistir e que lembremos que resistir é movimento vital, que luta e defende a vida.
-
This biographical encyclopedia will provide the first comprehensive reference work on leading scholars and professionals who have contributed to the development and institutionalization of psychology in Latin America. The figures biographed will include scholars who have made a significant theoretical contribution to the discipline, as well as, practitioners and those who have contributed to the institutionalization of psychology, through their work in scientific organisations, professional bodies and publications. All persons included are recognized authorities and either natives of, or long-term residents in the region. It will offer an invaluable reference point, in particular for scholars of the history of psychology, Latin American studies, the history of science, and global psychology; as well as for historians, psychologists and social scientists seeking international perspectives on the development of the discipline.
-
Psicologia Social: Itinerários na América Latinareúne 10 textos que tratam da trajetória da Psicologia Social em diferentes países latino-americanos, quais sejam, Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, México, Paraguai, Peru e Uruguai, além de um texto específico sobre a história da Associação Brasileira de Psicologia Social (Abrapso).É um livro, portanto, que aproxima países com histórias semelhantes, atravessadas por séculos de um processo colonizador exploratório. Por isto é fácil perceber como os itinerários que a Psicologia Social percorreu nestes lugares têm similaridades – embora também tenham diferenças. Assim, encontramos em quase todos estes países a emergência do campo de estudos da Psicologia Social associado a produções intelectuais dos séculos XIX e princípios do XX a respeito do “caráter nacional” de cada país, onde, na maioria das vezes, estava presente a busca de uma justificativa para o “desenvolvimento” inferior (em relação aos países europeus), explicação esta que quase sempre recaiu sobre as características da população.Também encontramos a apropriação de concepções estrangeiras, que ocorreu progressivamente, principalmente no momento de institucionalização universitária da Psicologia Social: quase sempre como uma subdisciplina dentro da Psicologia, em alguns casos como uma disciplina à parte. Ao mostrar estas semelhanças em diferentes histórias locais, o livro se propõe também a propiciar uma aproximação entre pesquisadores, estudiosos e interessados nas questões da América Latina, apontando linhas em comum e visibilizando singularidades históricas.Desta forma, também visando favorecer a compreensão mútua e a integração linguística entre povos tão próximos, o livro apresenta textos em português (3) e em espanhol (6).
Explorar
Tipo de recurso
Ano de publicação
-
Entre 1900 e 1999
(3)
-
Entre 1980 e 1989
(1)
- 1986 (1)
-
Entre 1990 e 1999
(2)
- 1999 (2)
-
Entre 1980 e 1989
(1)
- Entre 2000 e 2025 (36)