A sua pesquisa
Resultados 28 recursos
-
Este livro busca auxiliar a posicionarmo-nos frente ao cenário desafiador ao ensino de História da Psicologia reunindo reflexões de docentes de diferentes universidades e múltiplos percursos de formação. Assim, os capítulos que compõem esta obra caracterizam-se pela riqueza das estratégias de escrita dos autores para relatarem suas experiências e pesquisas, bem como das metodologias e/ou recursos pedagógicos utilizados no ambiente de sala de aula, seja ela física ou virtual. As experiências e as pesquisas que compõem este livro não buscam focar, tomando de empréstimo a expressão utilizada por Miranda e colegas em um dos capítulos, nos “cases de sucesso”. Elas são o compartilhamento de trajetórias de dodiscência, enfatizando as relações de ensino-aprendizagem construídas entre professores e estudantes, de inquietações e reflexões geradas por/sobre essas trajetórias e pelo desejo de celebrar e valorizar a área da História da Psicologia na diversidade, profundidade e proficiência de suas produções.
-
Neste artigo, descrevemos o processo de construção discursiva da autoridade e do saber salesianos no âmbito da Educação e Psicologia em São João del-Rei, Minas Gerais. Investigamos um corpus composto por recortes do jornal Diário do Comércio, publicados entre 1958 e 1961, arquivados no Centro de Documentação e Pesquisa em História da Psicologia da UFSJ. A leitura cuidadosa e repetida dos recortes e o levantamento de informações sobre o contexto de produção, construção e interpretação do discurso analisado inspiram-se na proposta metodológica de Patrick Charaudeau. Identificamos a criação e funcionamento do Laboratório de Psicologia Experimental da Faculdade Dom Bosco como acontecimento discursivo que favoreceu, localmente, o enaltecimento dos salesianos como grandes educadores. Na prática, o Laboratório se transformou em espaço científico de oferta de serviços psico-pedagógicos, concretizados no Centro de Estudos Pedagógicos, no Círculo de Pais e Mestres e na formação do orientador educacional.
-
Neste artigo, investigamos, conforme a perspectiva genealógica de Michel Foucault, quatro aparelhos do Laboratório de Psicologia Experimental da Faculdade Dom Bosco de Filosofia, Ciências e Letras de São João del-Rei: caixa de Decroly, para avaliar inteligência e caracteriologia; ergógrafo de Mosso, para medir fadiga e resistência musculares, tempo de reação, percepção, atenção e traços caracteriológicos; estereômetro de Michotte, para aferição de percepção visual de relevo e profundidade; mnemômetro de Ranschburg, para estimar capacidade de associação e memorização. Construímos o arquivo de pesquisa com documentos do Centro Salesiano de Documentação e Pesquisa e da Universidade Federal de São João del-Rei. Narramos trajetórias desses aparelhos entre 1953 e 1971, do contexto de sua aquisição até seu silenciamento. Identificamos deslocamentos de suas funções: de dispositivos de pesquisa e avaliação psicológicas passaram a ser aplicados em práticas de seleção profissional e orientação educacional, atendendo a demandas modernizantes da indústria e do ensino locais.
Explorar
Tipo de recurso
- Artigo de periódico (3)
- Livro (1)
- Seção de livro (23)
- Tese (1)
Ano de publicação
-
Entre 2000 e 2024
(28)
- Entre 2010 e 2019 (3)
- Entre 2020 e 2024 (25)